fbpx

Dia a dia

Erosão volta a atingir a praia da Curva da Jurema 

A Praia da Curva da Jurema, um dos pontos turísticos de Vitória, passou por uma obra de engordamento há quatro anos para conter a erosão

Publicado

em

A Praia da Curva da Jurema voltou ser atingida pela erosão. Foto: Divulgação/Leitor

A faixa de areia da Curva da Jurema, em Vitória, está novamente sendo tomada pela força do mar. Em 2020, a prefeitura da Capital concluiu uma obra de engordamento, mas o problema voltou a preocupar banhistas e comerciantes da região. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na época, foram utilizados 50 mil metros cúbicos de areia em 430 metros na praia e foram mobilizadas duas dragas, embarcações que pegam areia do fundo do mar e levam até a costa. Com a obra, a praia ganhou quase 40 metros de largura. 

No entanto, passados quase quatro anos, o problema volta a se repetir. Banhistas que frequentam o local reclamam que a faixa da área está menor e chegando próximo a restinga em alguns pontos da praial. 

Os donos e funcionários de quiosques da região também demonstram insatisfação, já que a área virou um dos pontos turísticos da Capital e os frequentadores desses estabelecimentos estão cada vez com menos espaços. “Cada subida de maré o mar carrega mais um pouco de areia”, relata o chef Eduardo Resende. 

O secretário de Obras da prefeitura de Vitória, Gustavo Perin, explicou que o problema acontece por se tratar de uma “praia artificial”, já que foi uma área que sofreu um aterro. “A praia tem um movimento das ondas que leva e puxa a areia e na Curva da Jurema, por não ser uma praia natural, naturalmente não há uma reposição. Por isso, de tempos em tempos, é necessário fazer o engordamento”, destacou.

Perin explicou que a prefeitura vai lançar ainda no mês de fevereiro um edital para contração da obra para refazer a faixa de areia da praia que vai do Iate Clube até a Curva da Jurema. “A intenção é que entre os meses de abril e junho a gente consiga fazer o engordamento em um prazo de até 90 dias. O valor estimado da obra é de R$ 35 milhões”. Com essa intervenção, a prefeitura quer amenizar os impactos da erosão pelo menos para os próximos 10 anos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui