fbpx

Dia a dia

O que uma ave silvestre estava fazendo na Praia da Costa?

Uma seriema, ave silvestre típica do Brasil, apareceu na Praia da Costa na manhã desta quarta-feira (25) e chamou a atenção

Publicado

em

O que uma ave silvestre faz na Praia da Costa?

O que uma ave silvestre faz na Praia da Costa? Foto: reprodução

Quem esteve no Parque das Castanheiras, na Praia da Costa, em Vila Velha, na manhã desta quarta-feira (25), se surpreendeu com a presença de uma seriema. A ave típica do Brasil é conhecida por suas longas pernas e porte esguio, lembrando uma ave de rapina terrestre. É comum encontrá-las nas montanhas capixabas, por exemplo, mas não costumam ser vistas nesta região.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No vídeo gravado por um ouvinte da rádio BandNews FM Espírito Santo, é possível ver que a ave circula entre veículos e próximo ao comércio, aparentando estar desorientada. O biólogo e mestre em Biologia Animal pela UFES, Daniel Gosser Motta, explica o que pode ter levado a siriema para a região.

Segundo Daniel, realmente não é comum encontrar esse tipo de animal na Praia da Costa e a seriema pode ter fugido de alguma situação de perigo. “É difícil afirmar o real motivo. Mas, a seriema voa raramente, normalmente em alguma situação de perigo, quando ela é caçada, e estão acontecendo muitos incêndios florestais na Area de Preservação Ambiental (APA) do Mestre Álvaro. Então a fuga dela pode estar ligada aos incêndios florestais que estão acontecendo aqui na Grande Vitória.”

O mestre em Biologia Animal reforçou que ao encontrar um animal como esse a população deve acionar o órgão competente para realizar o recolhimento. “Vale salientar que quando alguém achar algum animal silvestre, deve ligar para o resgate da prefeitura ou para a ouvidoria, para solicitar o resgate do animal. Eles saberão realizar o procedimento certo e levam para a reabilitação se estiver ferido”.

Nós entramos em contato com a Polícia Ambiental para saber se a seriema foi recolhida. A assessoria informou por meio de nota que na manhã desta quarta-feira (25), o Ciodes (190) recebeu o chamado de um homem informando ter encontrado uma seriema em via pública no bairro Praia da Costa, em Vila Velha. O solicitante foi orientado a acionar o setor de recolhimento de animais da Prefeitura.

A Prefeitura Municipal de Vila Velha também foi procurada por nossa equipe e respondeu que “a equipe só realiza o resgate de animais feridos ou que ofereçam risco a população. A orientação ao ver um animal silvestre e não interferir na sua rotina. Caso esteja machucado ou ameaçado, a população pode acionar o serviço de resgate animal pelo telefone 162, https://ouvidoria.vilavelha.es.gov.br/ ou aplicativo Vila Velha On. Neste caso não foram acionados.”

Sobre a seriema

A seriema é uma ave típica do Brasil, pertencente à família Cariamidae, e é conhecida por suas longas pernas e porte esguio, lembrando uma ave de rapina terrestre. Existem duas espécies principais de seriemas: a seriema-de-perna-vermelha (Cariama cristata) e a seriema-do-campo (Chunga burmeisteri). A mais comum é a seriema-de-perna-vermelha.

Essas aves vivem em áreas abertas, como campos, cerrados e pastagens, especialmente no interior do Brasil. As seriemas são onívoras, alimentando-se de pequenos animais como insetos, répteis (como cobras) e roedores, além de frutos. Elas são conhecidas por sua habilidade de capturar e matar presas, como cobras, utilizando o bico e as patas.

Além de sua aparência característica, a seriema também é famosa por seu canto forte e longo, que pode ser ouvido a grandes distâncias, sendo um som típico de áreas rurais.

A ave é importante para o equilíbrio ecológico, pois ajuda a controlar populações de pequenos animais, e também possui um significado cultural, sendo frequentemente citada em canções populares e lendas regionais.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui