Dia a dia
O que trava obra do mergulhão, BRT e ciclovia na BR-101?
O trecho da BR-101 que corta o município de Serra terá mergulhão, BRT e ciclovia integrada

Após municipalizado, trecho da BR-101 vai ganhar mergulhão, BRT e ciclovia. Foto: Divulgação (prefeitura)
Em entrevista à Rádio Novabrasil ES nesta quinta-feira, o prefeito Werverson Meireles destacou os projetos previstos para o trecho da BR-101 que corta a Serra. No entanto, segundo ele, as obras só poderão avançar após a municipalização da rodovia. Com a mudança, o trecho passará a se chamar Avenida Mestre Álvaro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O planejamento para o Contorno já constava no plano estratégico de 2000 e prevê a municipalização de 32 quilômetros da via. Entre as intervenções estão a construção de um mergulhão, a implantação do BRT, que são corredores exclusivos para ônibus e a criação de uma ciclovia que, de acordo com o prefeito, será a maior do estado, interligando as já existentes nos bairros.
O mergulhão será construído na entrada e saída da ArcelorMittal, com o objetivo de desafogar o trânsito e garantir mais fluidez aos motoristas que deixam o município em direção a Vitória. O projeto está orçado em R$ 500 milhões.
“O DNIT está aguardando a Ecovias 101 finalizar o inventário e devolver a rodovia. Quando a BR-101 voltar para o DNIT, ele estará apto a nos doar esses 32 quilômetros”, afirmou o prefeito.
Segundo Meireles, a gestão do trecho hoje é feita de forma compartilhada. Além do mergulhão, do BRT e da ciclovia, o projeto inclui a instalação de semáforos inteligentes para melhorar o fluxo de veículos.
Em nota, a Ecovias 101 informou que estão em andamento junto ao DNIT as tratativas para formalização do termo de arrolamento e reversão de bens (documento que devolve a titularidade do trecho urbano ao DNIT).
A previsão é que a partir da assinatura do termo aditivo da otimização contratual para administração da BR 101 ES/BA este segmento não faça mais parte dos bens da concessão, ficando a cargo dos órgãos responsáveis estabelecerem os prazos e procedimentos para a municipalização. A concessionária não informou se há prazo para a conclusão do trâmite.
