fbpx

Dia a dia

O que esperar do clima no Espírito Santo em maio

Temperaturas continuam acima da média, mas noites devem ser mais frias e frentes frias mais frequentes, segundo o Climatempo

Publicado

em

Chuva na Praia de Camburi, em Vitória

Chuva na Praia de Camburi, em Vitória. Foto: Danielli Saquetto

O outono vai ganhando cara de inverno no Espírito Santo. Segundo previsão do Climatempo, o mês de maio de 2025 será marcado por temperaturas ainda acima da média em boa parte do Sudeste, mas com mais noites frias, aumento da amplitude térmica e maior frequência de frentes frias.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Sem a influência do El Niño ou da La Niña, que estão ausentes neste período, o clima será comandado por uma condição de neutralidade no Oceano Pacífico. Isso significa um padrão climático mais estável, porém ainda sujeito a extremos, principalmente nas áreas litorâneas do Sudeste.

Dias quentes e noites frias

A combinação entre ar seco e o avanço de frentes frias vai resultar em maior variação térmica, com madrugadas frias seguidas de tardes quentes em várias regiões do Espírito Santo. A expectativa é de ao menos uma queda acentuada nas temperaturas ao longo do mês, especialmente nas áreas serranas e no sul do estado.

O Climatempo alerta para a possibilidade de calor intenso em períodos curtos, especialmente antes da chegada das frentes frias. Já as noites devem ficar mais geladas, principalmente no interior e nas regiões mais altas, com destaque para o aumento da amplitude térmica.

Chuvas mais frequentes e volumosas

As águas do litoral Sul e Sudeste ainda apresentam condições para a intensificação de áreas de baixa pressão, favorecendo o acúmulo de umidade e a formação de instabilidades. Por isso, o mês deve ter mais dias de chuva do que em maio do ano passado, com risco inclusive de episódios de precipitação volumosa no litoral.

A previsão indica que essas chuvas serão concentradas principalmente após a passagem das frentes frias, que devem ocorrer com maior frequência em comparação a 2024.

Ar mais seco e atenção à saúde

Outro ponto importante é a umidade relativa do ar, que deve entrar em queda gradual. O alerta vale principalmente para os dias de céu limpo e maior incidência solar, comuns nesta época. O tempo seco pode impactar a saúde da população, exigindo hidratação redobrada e atenção a sintomas respiratórios.

Segundo o Climatempo, maio de 2025 tende a ser menos quente do que o mesmo mês no ano passado, mas ainda exigirá atenção às oscilações térmicas. A combinação entre calor pontual, noites frias e períodos de chuva intensa torna o mês instável e exige que a população acompanhe de perto os boletins meteorológicos.

LEIA MAIS: