fbpx

Dia a dia

Endocrinologista, nutrólogo e nutricionista: quais as diferenças?

Existem distinções relacionadas à formação acadêmica e às medidas de atuação, como diagnósticos e prescrições

Publicado

em

Nutrição; saúde; alimentação. Foto: FreePik

Nutrição; saúde; alimentação. Foto: FreePik

Na hora de buscar um tratamento para problemas relacionados à alimentação, sempre surge a dúvida sobre qual o especialista indicado para sua necessidade: nutricionista, endócrino ou nutrólogo? Em comum, é claro, as três especialidades desses profissionais visam à saúde e ao bem-estar dos pacientes. Emagrecimento, ganho de peso, controle hormonal e prevenção de doenças são alguns dos aspectos tratados por eles. Entretanto, existem distinções relacionadas à formação acadêmica e às medidas de atuação, como diagnósticos e prescrições.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

NUTRICIONISTA

O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida.

A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular. O nutricionista solicita exames bioquímicos, como exames de sangue e urina, para complementar sua análise. Além disso, o nutricionista faz uma série de perguntas ao paciente para investigar o histórico familiar de doenças, seus hábitos alimentares e qual é o seu estilo de vida (se costuma se exercitar, se trabalha em escritório, se o trabalho exige força física, etc.).

Através desta análise, o nutricionista pode estabelecer uma dieta específica para cada paciente, seja para fins estéticos ou para adequar a alimentação em função de algum problema de saúde (diabetes, obesidade, cardiopatias etc.). Caso o paciente esteja fazendo algum tratamento de saúde (seja em casa ou internado em hospital), o nutricionista acompanha este paciente, prescrevendo e adequando sua dieta para cada fase do tratamento.

O nutricionista promove a educação alimentar, orienta o paciente sobre como combinar os alimentos, o que deve ser priorizado na alimentação e o que deve ser evitado. Esta educação alimentar permite ao paciente fazer suas próprias escolhas e montar seu cardápio conforme suas necessidades.

NUTRÓLOGO

Nutrólogo é o médico especializado em Nutrologia Funcional, que pesquisa o impacto dos nutrientes no organismo. Essa especialidade avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, de modo a auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças.

O médico nutrólogo também faz diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes. Ele pode diagnosticar e tratar, por exemplo, obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Prescreve dietas e medicamentos específicos para cada tipo de distúrbio alimentar.

Além disso, ele avalia a quantidade de nutrientes presentes no organismo por meio de exames. Determina ainda a nutrição via endovenosa aos pacientes hospitalizados. Designa a ingestão correta de proteínas ou vitaminas para cada indivíduo.

Assim, a principal diferença entre nutrólogo e nutricionista está na abordagem dada ao paciente. Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes. O nutrólogo também é quem pode prescrever medicamentos, quando necessário para tratar algum distúrbio ou doença.

ENDOCRINOLOGISTA

O endocrinologista é o médico que cuida do sistema endócrino e suas secreções. Sistema endócrino é aquele formado pelas glândulas endócrinas, como tireoides, hipófise, pâncreas, testículos e ovários. E suas secreções nada mais são do que os chamados hormônios.

Quando as glândulas endócrinas sofrem alguma alteração, isso se reflete na produção de hormônios. Essas alterações hormonais são responsáveis por uma série de doenças e distúrbios em nosso corpo. Os hormônios regulam, por exemplo, funções tão importantes como o crescimento e a reprodução.

O endocrinologista recebe seus clientes, analisa sua situação e histórico, solicita exames, define o diagnóstico e traça uma estratégia de tratamento. Pode receitar medicamentos, recomendar hábitos (exercícios, alimentação saudável) e, dependendo do caso, propor intervenções cirúrgicas.