Dia a dia
Novos nomes de ruas em Vila Velha não pegam nem na prefeitura
Moradores e comerciantes reclamam que ruas mudam de nome, mas todos só usam o nome antigo

Ruas como a Resplendor, em Itapuã, nem as placas da prefeitura seguiram a mudança. Foto: Josué de Oliveira
Imagina a situação: você morar a vida inteira em um endereço e descobrir que a sua rua mudou de nome sem nenhum aviso prévio. É o que tem acontecido em diversas vias de Vila Velha, principalmente no bairro Itapuã.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ruas tradicionais como Resplendor, Belém e Belo Horizonte mudaram de nome após aprovação da Câmara Municipal, algumas delas há mais de 45 anos. Elas passaram a se chamar Waldemar Verçosa Pitanga, Major Nodge Ulisses de Oliveira e José Pinto Vieira.
Mas, apesar de as alterações terem sido feitas há anos — como no caso da Resplendor —, ninguém conhece os endereços pelos nomes atuais. Nem moradores, nem comerciantes, e nem mesmo a prefeitura. Na avenida Resplendor, por exemplo, as placas ainda exibem o nome antigo.
Apesar da mudança oficial para Rua Waldemar Verçosa Pitanga, muitos comerciantes da antiga Rua Resplendor continuam utilizando o nome anterior — e nem sabiam que ele havia sido alterado.
“Pra mim, sempre foi Resplendor. Nem sabia que tinha mudado. Isso só atrapalha a sinalização. É confuso ter dois nomes na mesma rua. Já estou acostumada com o nome antigo. Até as placas estão com o nome antigo”, comentou a comerciante Alzira Samora, que trabalha na região há 20 anos.
A comerciante Josana Lima também é contra a mudança. “Isso é uma bobagem. Não tem por que mexer. Todo mundo só conhece como Resplendor mesmo”, frisou.
Antigo presidente da Associação de Moradores de Itapuã, Toninho Soares afirmou que há ruas no bairro com mais de dois ou três nomes. “Para mudar, tem que consultar os moradores”, reclamou.
A prefeitura de Vila Velha foi procurada pela reportagem do portal ES360, mas não deu nenhuma explicação até o fechamento da reportagem. O espaço segue aberto para os esclarecimentos.
Saiba Mais:
Para que o nome de uma rua seja oficialmente alterado em Vila Velha, é necessário seguir algumas etapas. Tudo começa com uma iniciativa legislativa: um vereador deve apresentar um projeto de lei à Câmara Municipal propondo a mudança. Em seguida, é exigido um abaixo-assinado com a adesão da maioria dos moradores da rua em questão — ou seja, mais de 70% devem concordar formalmente com a proposta.
Após essa etapa, o projeto é colocado em votação na Câmara. Se for aprovado pelos vereadores, o novo nome é instituído de forma oficial. Por fim, a Prefeitura de Vila Velha deve comunicar a alteração aos órgãos competentes e providenciar a atualização dos sistemas de informação, dos documentos oficiais e das placas de sinalização da rua.
