Dia a dia
Novo RG: 229 pessoas foram cadastradas no ES
A emissão da primeira via do novo RG em papel é gratuita. Os documentos necessários dependem do estado civil da pessoa
Desde o início do projeto piloto no Espírito Santo, em 11 de janeiro, a Polícia Científica (PCIES) realizou 229 cadastros da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A previsão é de que todos os postos de identificação estejam emitindo o novo documento até meados de 2024.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Polícia Científica (PCIES) ressaltou que o projeto da CIN envolve grandes mudanças, sendo utilizado um sistema informatizado totalmente novo. Além disso, são necessárias diversas integrações entre os sistemas do governo do Estado do Espírito Santo e aplicações nacionais, como da Receita Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
> Nova carteira de identidade é gratuita e já está sendo emitida no ES
“Os cadastros foram iniciados em ambiente controlado para que o sistema e as respectivas integrações fossem submetidos a estresse em várias hipóteses possíveis, permitindo ao Instituto de Identificação monitorar e solucionar eventuais erros que ocorressem. Esse período está sendo extremamente proveitoso, tendo sido identificadas várias situações para o aperfeiçoamento da plataforma”, detalhou a Polícia Científica (PCIES) em nota.
> RG: Saiba o que muda com a nova carteira de identidade
O objetivo da mudança é unificar o número do documento em todas as unidades da federação. O novo RG trará o número do CPF como “registro geral, único e válido para todo o país” na Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além disso, não deve conter mais o campo “sexo” nem a distinção entre os campos “nome” e “nome social”.
O novo Registro de Identificação (RG) ainda aumenta a segurança da identificação dos brasileiros, aprimora os cadastros administrativos e reduz as fraudes no Brasil. Inclui dados de outros documentos, como carteira de vacinação, CNH, título de eleitor ou reservista militar.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O NOVO RG
A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional em papel é gratuita. Os documentos necessários dependem do estado civil da pessoa. Os solteiros devem levar a certidão de nascimento original; os casados devem levar a certidão de casamento original; os divorciados/viúvos devem levar a certidão de casamento original com a respectiva averbação. Em todos os casos, além da certidão, é necessário levar o comprovante de residência.
Nos postos onde há coleta biométrica, não é necessário levar foto 3×4. Quando se tratar de crianças abaixo de 5 anos ou idosos, é recomendável levar foto 3×4 (mesmo nos postos com biometria), devido a eventuais dificuldades na coleta biométrica informatizada.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui