fbpx

Dia a dia

Novo parque na orla de Camburi será aberto nesta semana

Com a criação do Parque Costeiro, a faixa de areia foi recuperada, criando uma “nova praia” em Camburi

Publicado

em

parque costeiro

O Parque Costeiro da Vale será inaugurado nesta quinta-feira em Camburi. Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

A Vale confirmou a abertura do Parque Costeiro, localizado na orla da Praia de Camburi, em Vitória, para esta quinta-feira (26). O espaço, que será gratuito, tem como foco a educação ambiental e a pesquisa, funcionando de terça a domingo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com uma área de 17 mil metros quadrados, o parque oferece diversas atrações, incluindo uma trilha ecológica, mirante, anfiteatro, terraço, jardim sensorial e uma vasta área verde. O local também conta com uma sede principal para atividades educativas.

A vegetação nativa da região foi restaurada, e cerca de 10 mil mudas de espécies de restinga estão sendo plantadas. Entre as plantas presentes, destacam-se o araçá, o ipê amarelo, a aroeira e a pitangueira. A fauna local é composta por animais como o sagui-de-cara-branca, o esquilo, a garça e o guaiamum, entre outros.

“O parque tem como objetivo promover a educação ambiental e a pesquisa, reforçando a importância da biodiversidade e proporcionando bem-estar em meio à natureza. Ao lado do Parque Botânico Vale, será mais um espaço ambiental significativo para a cidade”, afirma Rodrigo Ruggiero, diretor de Pelotização da Vale.

A construção do Parque Costeiro integra as ações do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado entre a Vale, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado. O TCA também contempla outras iniciativas, como a recuperação da faixa de areia no extremo norte da praia e a construção do Atlântica Parque, entregue à administração pública em 2019.

Além das ações no Parque Costeiro, o projeto de recuperação da orla de Camburi incluiu o plantio de 25 mil mudas de espécies nativas em uma área de 140 mil metros quadrados, como parte do acordo ambiental.

Serviço:


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui