fbpx

Dia a dia

Nova identidade: ES passa a ter 5,5 mil vagas de agendamento

Serão mais de 1 mil atendimentos diários na região metropolitana. As vagas para emissão da identidade serão liberadas toda sexta-feira às 8 horas

Publicado

em

A perita oficial criminal, Juliana Arósio Sales, segurando a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Foto: Divulgação

A partir deste mês de maio, a Polícia Científica do Espírito Santo (PCES) vai disponibilizar 5.500 vagas semanais para emissão da nova carteira de identidade, o maior número desde o início dos agendamentos, em julho de 2022. Isso representa mais de 1 mil atendimentos diários. As vagas serão liberadas toda sexta-feira às 8 horas para a semana seguinte.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para agendar a emissão do RG na Região Metropolitana, é necessário usar o AgendaES. Em 63 municípios, o atendimento ocorre por ordem de chegada nos Postos de Identificação.

Além disso, os Cartórios de Registro Civil também vão disponibilizar vagas no sistema AgendaES em horários alternativos – ao meio-dia ou à tarde. Isso vai resultar em um aumento previsto de cerca de 500 vagas semanais. O atendimento nos cartórios requer o pagamento de custas ao próprio cartório, no valor aproximado de R$ 45,00 (mais impostos, conforme o município), pagos diretamente no estabelecimento.

> Sinalização no Contorno do Mestre Álvaro ainda confunde motoristas

Para diminuir a demanda reprimida, a Polícia Científica tem um plano de ação para melhoria contínua do serviço. Isso inclui a contratação de mais servidores terceirizados em meados deste ano e a aquisição de equipamentos necessários para expandir o serviço.

Além disso, a Polícia Científica ressalta que a carteira de identidade antiga é válida até 23 de fevereiro de 2032. Até lá, o cidadão pode continuar utilizando seu documento atual, desde que esteja em boas condições físicas e de identificação. É importante frisar este prazo para evitar aumento da demanda por cidadãos que ainda possuem sua identidade em boas condições, evitando sobrecarga desnecessária ao sistema.

O Espírito Santo começou a emitir a nova versão da Carteira de Identidade em janeiro deste ano. Somente em abril, todos os postos de identificação do estado passaram a emitir o novo modelo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui