Dia a dia
Na fossa: Ufes ainda não tem ligação de esgoto com a Cesan
Licitação aberta em outubro deste ano visa conectar campus à rede da Cesan, com início das obras previsto para março de 2025
O campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), localizado em Goiabeiras, ainda depende de fossas sépticas para o tratamento de esgoto, uma vez que não está conectado à rede de esgoto da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A conexão à rede de esgoto da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), no entanto, está em andamento e deverá ser concluída até 2025.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Atualmente, o campus utiliza fossas sépticas para o tratamento de esgoto e mantém um contrato com uma empresa certificada para a remoção via caminhão. Em algumas áreas, são adotadas fossas biodigestoras, como uma tentativa de adotar práticas mais sustentáveis. A instituição federal afirma que não há descarte de esgoto no mangue ou em qualquer outro local inadequado.
O primeiro projeto para a implementação do sistema de esgoto foi doado pela Cesan em 2013, mas o projeto original, que não levou em consideração as mudanças no campus ao longo dos anos, precisou ser readequado. Essa readequação, que teve início em 2021, foi concluída apenas no final de 2023, após anos de indefinições e revisões. A revisão do projeto está sendo realizada pela Cesan, sem custos para a Ufes, e deu início ao processo de licitação que começou em outubro de 2024.
Em 2023, a Ufes e a Cesan assinaram um convênio para interligar o campus ao sistema público de esgoto, com a revisão do projeto básico como uma das primeiras etapas. O novo projeto vai incluir um relatório técnico, memorial descritivo, desenhos e orçamento detalhado, que servirão como base para a execução das obras pela universidade.
A Cesan esclarece que o sistema interno de esgotamento sanitário da Ufes não é de competência da companhia. E esclarece que a rede de coleta e tratamento de esgoto da Cesan, localizada na av. Fernando Ferrari, está disponível para atender à Universidade.
Custo e prazo das obras na Ufes
Segundo a Ufes, o processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelas obras de saneamento começou em outubro deste ano, com previsão para a conclusão da contratação até 30 de dezembro deste ano. A obra está prevista para ser iniciada em março de 2025. O valor estimado para a obra de conexão à rede de esgoto é de R$ 8 milhões, já garantidos por emenda parlamentar. Contudo, o projeto precisou ser expandido para incluir a restauração das redes de água e drenagem do campus, o que elevou o custo total para cerca de R$ 13 milhões. A universidade já trabalha para captar os recursos adicionais ao longo de 2025.
Adequação
Com a conclusão das obras, o esgoto gerado no campus Goiabeiras será coletado, tratado e devolvido ao meio ambiente de forma adequada. Essa medida atende à Lei 11.445/2007, que exige a conexão à rede de esgoto em áreas urbanas até dezembro de 2025.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui