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Dia a dia

Multas, intolerância, abuso: as queixas contra o rotativo de Vitória

Uma das principais reclamações do parquímetro é a falta de tempo de tolerância na hora de estacionar

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Vitória suspende cobrança do rotativo até o dia 15. Foto: André Sobral/PMV

Motoristas reclamam do parquímetro em Vitória. Foto: André Sobral/PMV

Há 10 anos em funcionamento em Vitória, o estacionamento rotativo ainda continua gerando reclamações de motoristas que utilizam o serviço no município. A principal delas é em relação à cobrança e à falta de orientação para utilizar os equipamentos espalhados pela cidade. 

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O programa BandNews ES 1ª edição desta quarta-feira (9) recebeu diversas queixas de ouvintes que criticaram o serviço. Uma das mais recorrentes foi em relação ao tempo de tolerância para o pagamento da tarifa após o estacionamento. 

Uma motorista contou que ao estacionar o veículo em Santa Lúcia foi multada enquanto estava fazendo o pagamento pelo aplicativo. “Não existe tolerância nenhuma para o motorista que acabou de estacionar. Se parar um segundo eles puxam a placa e você recebe a multa de R$ 13,50. É um absurdo”, disse. 

Outra reclamação é em relação à falta de agentes para orientar os motoristas que têm alguma dúvida ou dificuldade em relação ao uso do equipamento para pagar a tarifa. 

“É fácil para quem sabe mexer, mas muitos não sabem, ficam perdidos por que não tem ninguém para auxiliar, não tem ninguém para cobrar”, reclamou outro ouvinte. 

Veja abaixo o que diz a prefeitura de Vitória sobre o parquímetro: 

Em entrevista ao portal ES360, o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, explicou que ao contrário do que dizem as reclamações, existe, sim, um prazo de tolerância para o pagamento da tarifa, que é de 10 minutos e foi implementado pela atual gestão.

O que pode ter ocorrido, segundo Mariano, é o condutor ter estacionado o carro na vaga e o agente ter feito a notificação. No entanto, a cobrança acontece somente se não houver o pagamento dentro dos 10 minutos de tolerância.

“Aqueles que se sentirem lesados podem procurar a prefeitura. O que não pode é parar além do prazo. Se isso aconteceu, a empresa está fazendo de forma equivocada e tem que corrigir”. O secretário explicou que existe um relatório das notificações em que é possível ver o horário em que a placa foi notificada e a hora em que houve o pagamento da cobrança.

Ainda de acordo com o secretário, os idosos, pessoas com deficiência e autistas têm gratuidade no estacionamento rotativo. Mas para ter direito ao benefício precisam parar nas vagas destinadas exclusivamente para esse público.

Inadimplência

As pessoas que foram notificadas e não fizeram o pagamento podem ser penalizadas de duas formas. A primeira é administrativa, feita pela empresa que administra o serviço. Nesse caso, o motorista não pode mais pagar o estacionamento pelo aplicativo, já que o sistema fica bloqueado. Mas pode utilizar outras formas para quitar a dívida (Veja abaixo)

Outra situação é quando a notificação é feita por uma autoridade do trânsito, como guardas municipais ou policiais do Batalhão de Trânsito. Quando isso ocorre, é lavrado um auto de infração de acordo com o Código de Trânsito. Pela norma, isso é considerado infração grave, com cinco pontos na carteira e multa de R$ 195. Além disso, o motorista pode ter o carro guinchado.

Orientação 

Sobre a falta de agentes para orientar os motoristas, o secretário explicou que existem atualmente 36 profissionais para a realização da operação do sistema. Segundo ele, o número de queixas não chega nem a 0,5% do percentual recebido, já que muitos utilizam outras formas de pagamento. “Mas estamos sempre trabalhando para melhor atender a população. Se a gente entender que precisa ampliar podemos avançar nisso”.

Formas de pagamento do estacionamento rotativo:

Cartão magnético que deve ser adquirido e recarregado com os monitores:
  1. Inserir o cartão no local indicado e digitar a placa do carro no painel com letras e números;
  2. Pressionar o botão “Confirma” duas vezes;
  3. Pressionar o botão “Tempo” até mostrar o tempo, em minutos ou horas, que deseja estacionar o veículo;
  4. Confirmar o tempo desejado e aguardar a emissão do tíquete que deve ser colocado em local visível no interior do veículo, sobre o painel, por exemplo;
  5. Será emitido também recibo da utilização do estacionamento rotativo.
Moedas:
  1. Pressionar o botão “Tempo”;
  2. Digitar a placa do carro no painel com letras e números;
  3. Pressionar o botão “Confirma” duas vezes;
  4. Inserir moedas até mostrar o tempo, em minutos ou horas, que deseja estacionar o veículo;
  5. Confirmar o tempo desejado e aguardar a emissão do tíquete que deve ser colocado em local visível no interior do veículo, sobre o painel, por exemplo;
  6. Será emitido também recibo da utilização do estacionamento rotativo.
Pagamento através do aplicativo

Os motoristas podem usar um novo aplicativo para uso do estacionamento rotativo em Vitória: o ParkGold. Além de ser mais prático e intuitivo, ele traz novas modalidades de pagamento.

Apesar da nova ferramenta, o uso do PicPay para efetuar o pagamento do rotativo continua em vigor.

Para adquirir crédito ou ticket, o usuário possui, agora, quatro maneiras:

App ParkGold ou Picpay;
– Site www.parkgold.com.br;
– Parquímetros;
– Monitores de rua.


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