Dia a dia
Multa de até R$ 27,5 mil para quem não responder Censo
Neste sábado, o IBGE fará uma ação para aumentar o índice de respostas ao Censo

O IBGE quer dimensionar a população do Espírito Santo. Foto: Divulgação
Os moradores do Espírito Santo que não responderem o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2023 podem sofrer as consequências no bolso. É que a multa para quem não atende os recenseadores pode chegar a R$ 27,5 mil.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A informação foi passada pelo superintendente do IBGE no estado, Max Athayde Fraga. Ele afirmou que a multa é de 10 salários mínimos e, em caso de reincidência, o valor é dobrado.
“O IBGE sempre agiu de forma harmoniosa, mas estamos chegando em uma situação que vamos ter que tomar uma atitude mais drástica. Por isso, pedimos a colaboração dos síndicos e da população em geral para termos um retrato fiel da nossa sociedade”, reforçou Fraga.
Segundo ele, existe no Espírito Santo um índice de 3,4% de domicílios que não foram visitados pelos recenseadores por motivos de ausência do morador ou o cidadão se recusa a responder as perguntas. A maior dificuldade acontece em bairros nobres.
Os municípios de Vitória e Linhares são os que lideram o ranking dos domicílios não visitados pelo IBGE no Espírito Santo.
“Nesses bairros têm muitos condomínios e temos dificuldades de acessar o morador. E quando a gente consegue acessar o morador não responde”, contou.
Para tentar reverter esse quadro e aumentar o número de pessoas que responderam ao Censo, o órgão vai fazer, neste sábado, uma espécie de mutirão. A ação ocorrerá na Praça dos Namorados, na Praia do Canto, em Vitória, das 9 às 12 horas.
Serão distribuídos materiais informativos, conversas com os moradores e agendamento de visita aos domicílios pendentes.
“Nossas equipes estão mobilizadas em todo fim de semana, já que são os dias mais produtivos e nos quais encontramos mais pessoas em casa”.
O superintende informou ainda que aquela pessoa que trabalha o dia inteiro e não pode receber o recenseador pode fazer o agendamento pelos telefones 0800-721-8181 ou 137.
Prévia
O IBGE divulgou, no fim do ano passado, uma prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro. Ao todo, são 207,7 milhões de habitantes no país.
Desde total, 3,9 milhões vivem no Espírito Santo. O número é menor que a estimativa de 2021, quando eram 4.108.508 moradores em terras capixabas. O Espírito Santo é o que tem a menor população da Região Sudeste. Atrás de São Paulo (46 milhões), Minas Gerais (20,7 milhões) e Rio de Janeiro (16,6 milhões).
