fbpx

Dia a dia

Mulher no ES trabalha mais, mas ganha menos que homem

No Dia Internacional da Mulher, dados do IBGE do censo 2022 mostram que, apesar dos avanços, as mulheres ainda estão em desigualdade com os homens

Publicado

em

Mulher

Apendar dos avanços, a mulher ainda está em desigualdade com os homens no trabalho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (8) números que mostram que, apesar do Dia Internacional da Mulher, elas ainda tem muito pouco para comemorar.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o levantamento, apesar de trabalharem mais, inclusive em cargos de chefia, e terem mais estudo elas ainda continuam ganhando menos que os homens.

O estudo revela que no Espírito Santo, em 2022, as mulheres se dedicaram aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos quase o dobro de tempo que os homens (21,5 horas semanais contra 11,9 horas).

Em 2022, quando foram analisadas apenas as pessoas ocupadas, o número médio de horas semanais dedicadas aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos pelas mulheres também superou o número de horas empregadas pelos homens em tais atividades.

O rendimento médio do trabalho principal das mulheres ocupadas em cargos gerenciais (R$ 4.944) representa menos da metade do rendimento dos homens nesses cargos (R$11.082).

São elas também que mais sofrem com o desemprego. Em 2022, a taxa de desocupação entre as mulheres chegou a 11,1%, enquanto o valor observado entre os homens foi de 6,5%.

Mulher é minoria entre professores

As mulheres também são minorias entre os professores de nível superior. Elas são 44,8% dos professores de instituições de ensino superior no Espírito Santo.

Apesar do maior acesso ao ensino superior, as mulheres ainda eram ligeiramente minoritárias entre os docentes desse nível de ensino.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui