Dia a dia
Motos barulhentas: cidades do ES intensificam fiscalização e punições
As motos com escapador adulterado, que causam os barulhos, estão sendo alvo de fiscalização

As motos adulteradas estão sendo alvo de fiscalização por parte das prefeituras. Foto: Divulgação (Victor Andrade/prefeitura)
O barulho ensurdecedor de motocicletas com escapamentos adulterados, que tiram o sossego da população e são usadas para manobras arriscadas, está com os dias contados em municípios da Grande Vitória. As prefeituras têm intensificado as fiscalizações para retirar esses veículos de circulação e punir os condutores.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em entrevista à rádio Novabrasil ES, nesta sexta-feira (8), o secretário de Defesa Social e Trânsito de Viana, Enoni Erlacher, explicou como funcionará a atuação. “Na fiscalização, verificou que está com escapamento adulterado? Fazemos a notificação no âmbito municipal pelo código de conduta da cidade, enviamos a notificação e, depois, aplicamos a multa. A partir de hoje, iniciamos a fiscalização e vamos comunicar as empresas de entrega por aplicativo. E a partir da semana que vem vamos começar a fiscalização, notificação ou multar”.
Ele destacou ainda que manobras perigosas, como o “grau” (empinar a moto), configuram crime. “Se for flagrado, além das medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro e também a legislação municipal, a gente vai fazer a detenção dessas pessoas encaminharemos o caso às autoridades competentes.”
O que dizem as prefeituras sobre as motos adulteradas:
Para coibir infrações de trânsito e fiscalizar motocicletas com escapamentos abertos das motos, a Guarda Municipal e a Inspetoria de Trânsito de Cariacica têm realizado ações sistemáticas em vários pontos da cidade.
Na noite da última quinta-feira (7), no bairro Vila Capixaba, foi realizada a Operação Sossego. Ao todo, 112 motocicletas foram abordadas, resultando na remoção de cinco veículos irregulares para o pátio municipal. Foram lavrados 61 autos de infração, sendo dois por descarga livre — tipo de escapamento que provoca alto ruído. No total, 194 pessoas foram abordadas.
Segundo o subsecretário de Segurança Pública e comandante da Guarda Municipal, Rony Morozesk, essas operações vão além da simples fiscalização. “Elas representam a presença efetiva do poder público nas ruas e reforçam nosso compromisso em promover um trânsito mais seguro e um ambiente urbano mais harmonioso.”
O inspetor Meirelles, agente de trânsito, ressaltou que o objetivo é coibir o uso de escapamentos abertos, protegendo a população e assegurando o direito ao descanso.
Serra
A Secretaria de Defesa Social da Serra informou que, durante as três edições da Operação Escape Zero — realizadas em 13 e 28 de junho e 24 de julho —, 686 veículos foram abordados. As ações resultaram em 258 autos de infração, 14 remoções de veículos, 11 testes de etilômetro e oito Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por perturbação do sossego, conforme o Artigo 42 do Código Penal. A operação é integrada e visa promover a segurança viária e o respeito à coletividade.
Vitória
A Guarda Civil Municipal de Vitória realiza semanalmente a Operação Moto Legal, com foco em motocicletas com escapamento adulterado. As fiscalizações também verificam documentação, itens obrigatórios de segurança e iluminação, visando aumentar a segurança de motociclistas e demais usuários das vias.
De janeiro a julho deste ano, foram realizadas 45 edições da operação, com 1.701 motos abordadas. Nesse período, foram lavrados 1.675 autos de infração e 90 motocicletas foram removidas ao pátio por irregularidades, incluindo adulterações no sistema de escapamento.
A Guarda de Vitória orienta que a população denuncie, pelo telefone ou aplicativo 156, pontos onde há recorrência de veículos com ruído excessivo, para que ações sejam planejadas de forma mais eficaz.
Vila Velha
