fbpx

Dia a dia

Motoristas invadem faixas dos ônibus na ‘estreia’ da Terceira Ponte

A inauguração da ampliação da Terceira Ponte e da Ciclovia da Vida aconteceu neste domingo (27). Agora a ponte conta com seis faixas

Publicado

em

Motoristas invadiram faixa exclusiva para ônibus. Foto: Reprodução / Rodosol

No primeiro dia útil após a inauguração da Terceira Ponte, vários motoristas foram flagrados invadindo a faixa exclusiva pra ônibus. Ouvintes da rádio BandNews FM registraram o momento em que vários veículos passavam pela faixa da direita na manhã desta segunda-feira (28).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

E não foram apenas veículos de passeio, vans escolares também passaram pela faixa destinada apenas para os coletivos, motos e veículos caracterizados, como viaturas, ambulâncias e taxis. Poucos dias antes da finalização da obra, a  Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Semobi) informou que vans tanto de turismo, quanto escolares devem seguir pela faixa do meio ou da esquerda.  “Não será permitido o trânsito de vans”, explicou a secretaria em nota. 

A faixa da direita na Terceira Ponte será destinada apenas para uso exclusivo de ônibus, motocicletas e carros de serviço. Apesar da faixa exclusiva, os coletivos podem usar as outras duas faixas. “Não há proibição da circulação desses veículos em outras faixas, porém, é aconselhado o seu uso considerando a faixa exclusiva e a orientação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) de que a faixa da direita é destinada aos veículos mais lentos e de maior porte”, explicou a Semobi. 

Motos

Para tentar evitar o uso do corredor, até porque houve estreitamento das pistas, os motociclistas vão poder utilizar qualquer uma das três faixas que serão criadas com a conclusão das obras da Terceira Ponte.

Já os condutores que trafegarem na faixa exclusiva e que não estejam dentro dessas categorias estão sujeitos à penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é considerada uma infração grave e o valor é de R$ 191,54. Além disso, os motoristas que cometerem essa infração podem ter o veículo apreendido e perder 7 pontos na carteira de habilitação.

As faixas da Terceira Ponte foram reduzidas. A que será usada por ônibus, motos e carros de serviço, como viaturas e ambulâncias terá 3,1 metros. As outras duas terão 2,8 metros de largura.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui