fbpx

Dia a dia

Motorista em faixa exclusiva na Terceira Ponte será multado? 

No primeiro dia útil de utilização da nova Terceira Ponte motoristas invadiram a faixa exclusiva destinada para ônibus

Publicado

em

Motoristas invadiram faixa exclusiva para ônibus. Foto: Reprodução / Rodosol

Com a inauguração da nova Terceira Ponte, uma das faixas é destinada exclusivamente para o tráfego de ônibus, táxis e carros de serviço como viaturas e ambulâncias. No entanto, no primeiro dia útil de utilização, nesta segunda-feira (28), motoristas aproveitaram o pouco fluxo e acabaram invadindo o espaço exclusivo. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

 

Antes de ser inaugurada, o Governo divulgou que quem utilizasse a faixa exclusiva sem autorização estaria cometendo uma infração de trânsito, com penalidade de R$ 191,54. Além disso, perdem 7 pontos na carteira de habilitação.

Embora estejam cometendo uma infração, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que há placas na via com as instruções que devem ser seguidas pelos motoristas, mas que nesse primeiro momento não haverá punição para os infratores. 

 

“Considerando que a faixa verde é uma novidade, o Governo inicia com a campanha educativa, realizada em parceria com o Detran, e com a conscientização dos condutores, que devem se ambientar com a medida. Posteriormente, poderá haver fiscalização passível de penalidade. Não temos uma data para essa mudança”, diz um trecho da nota. 

 

A faixa da direita na Terceira Ponte será destinada apenas para uso exclusivo de ônibus, motocicletas e carros de serviço. Apesar da faixa exclusiva, os coletivos podem usar as outras duas faixas. “Não há proibição da circulação desses veículos em outras faixas, porém, é aconselhado o seu uso considerando a faixa exclusiva e a orientação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) de que a faixa da direita é destinada aos veículos mais lentos e de maior porte”, explicou a Semobi. 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui