fbpx

Dia a dia

Morre aos 90 anos o escritor Luiz Guilherme Santos Neves

Luiz Guilherme Santos Neves foi um dos maiores nomes da literatura do ES. Ele deixa a esposa Therezinha, as filhas Beatriz, Marize e Marília e quatro netos

Publicado

em

Morre aos 90 anos o escritor Luiz Guilherme Santos Neves

Morre aos 90 anos o escritor Luiz Guilherme Santos Neves. Foto: arquivo pessoal

O Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo anunciou com pesar o falecimento do escritor Luiz Guilherme Santos Neves, que ocorreu nesta terça-feira (30), aos 90 anos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Um dos maiores nomes da literatura do Espírito Santo, Luiz Guilherme Santos Neves nasceu em Vitória em 1933. Seu pai, Guilherme Santos Neves, além de entusiasta pesquisador do folclore, foi um dos mais respeitados professores de seu tempo.

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Espírito Santo e em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Espírito Santo. Foi professor de História em diversos colégios e na Universidade Federal do Espírito Santo lecionou História do Espírito Santo durante 26 anos.

Foi colaborador da revista Vida capixaba, onde assinava a coluna “Escritório do Professor Nostradamus Júnior”; colaborou também no jornal A Gazeta, onde assinou a coluna “Literatura e História”; e na revista “Você”, sob o pseudônimo Luiz de Almeida, na qual assinava a coluna “Escrivão da Frota”.

Em 1977 publicou seu primeiro texto literário, Queimados, em que dramatiza a Insurreição do Queimado, ocorrida na Serra em 1849. A produção literária de Luiz Guilherme Santos Neves é extensa e nela se destacam os livros A nau decapitada, romance, 1982, As chamas na missa, romance, 1986, Torre do delírio, contos, 1992, História de Barbagato, infantil, 1996, O templo e a forca, romance, 1999 e Capitão do fim, romance, 2001.

É autor de crônicas publicadas nos mais diversos jornais e revistas da capital, escreveu também inúmeras obras didáticas e paradidáticas e de estudos e pesquisa histórica, algumas em parceria com Renato Pacheco, Léa Brígida de Alvarenga Rosa e seu irmão, o escritor Reinaldo Santos Neves.

Luiz Guilherme Santos Neves deixa a esposa Therezinha, as filhas Beatriz, Marize e Marília e quatro netos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui