Dia a dia
Moradores de Vila Velha pintam alerta contra roubos no asfalto
Comunidade de Ilha dos Ayres denuncia insegurança e cobra ações das autoridades diante do aumento de assaltos na região

A frase “Cuidado, ladrão de celular” foi escrita no asfalto por moradores para alertar sobre os constantes roubos na região em Vila Velha. Foto: Reprodução/TV Sim/SBT
Moradores do bairro Ilha dos Ayres, em Vila Velha, tomaram uma medida inusitada para alertar sobre a crescente onda de roubos de celulares na região. Eles pintaram no asfalto e em muros a frase: “Cuidado, ladrão de celular”. Essa iniciativa busca não apenas conscientizar pedestres e motoristas sobre os perigos, mas também chamar a atenção das autoridades para a situação de insegurança vivida pela comunidade.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Vila Velha lidera o ranking de roubos em vias públicas no Espírito Santo. De acordo com dados de 2025, das mais de 1.5 mil ocorrências registradas no estado, 401 ocorreram no município.
A sensação de insegurança é constante entre os moradores. Um comerciante local, proprietário de uma farmácia já foi assaltada cinco vezes. “Tem virado rotina. Já solicitamos rondas na região central, com viaturas em pontos estratégicos. Há diversos tipos de comércio aqui, e precisamos sentir segurança e apoio, o que não estamos tendo”.
Pedestres também adotam medidas para se proteger. Uma moradora relata que sempre guarda o celular na bolsa ou na cintura, com medo de ser assaltada.

Mensagem em um muro do bairro Ilha dos Ayres reflete o desespero da comunidade diante da insegurança e da falta de medidas eficazes. Foto: Reprodução/TV Sim/SBT
Em resposta, a Polícia Militar informou que realiza policiamento ostensivo constante em todo o município, com patrulhamento preventivo 24 horas, além de reforço com militares em escala de Iseo e operações diversas, desenvolvidas estrategicamente conforme as demandas locais. As ações visam coibir todos os tipos de crimes, incluindo os contra o patrimônio.
A PM ressalta a importância da colaboração da população para que viaturas sejam acionadas imediatamente, via Ciodes (190), em casos de suspeita ou crime em andamento, permitindo que a equipe mais próxima chegue rapidamente ao local.
Leia mais:
