fbpx

Dia a dia

Ônibus de Vitória passam a ser integrados ao Transcol a partir de 2ª feira

Linhas municipais da capital passam a ser alimentadoras do Transcol. Usuário vai ter tempo para embarcar nas linhas troncais sem pagar nova tarifa

Publicado

em

Casagrande anuncia 100º ônibus climatizado do Transcol. Foto: Chico Guedes

Sindirodoviários-ES ameaçam greve para a próxima segunda-feira (2). Foto: Chico Guedes

A partir da próxima segunda-feira (10) os ônibus municipais de Vitória, conhecidos como verdinhos, passam a ser considerados linhas alimentadoras do Transcol. Dessa forma, o morador de Vitória que precisa ir a outro município da região metropolitana vai poder embarcar nas linhas troncais sem pagar outra passagem.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para quem usa só os ônibus municipais não haverá mudanças no número das linhas, itinerários e nem horários. No primeiro momento a mudança será apenas com uma plotagem identificando que os ônibus operam as linhas do Transcol, mas o prazo dado pelo Estado aos consórcios que operam o sistema é de troca dos veículos em até um ano, visto que são ônibus antigos.

Como Vitória não tem terminal físico, a mudança para as linhas troncais será em avenidas onde a alimentadora também passa. Por exemplo, na linha 121 (Mario Cypreste/Jardim Camburi), o usuário pode entrar no 508 (T.Laranjeiras/T.Vila Velha) em algum ponto da avenida Dante Michelini. Dessa forma, ele desce do ônibus nessa avenida e aguarda a passagem do ônibus da linha troncal desejada para embarcar e passar novamente o cartão.

Confira aqui a tabela com todas as linhas do Transcol que serão integradas com cada rota de Vitória.

Mas há regras para essa mudança de ônibus. Quem vier das alimentadoras de Vitória, os verdinhos, tem 30 minutos depois de entrar no ônibus e passar o cartão para validá-lo novamente na linha alimentadora que leva a seu destino sem pagar nova tarifa. Obrigatoriamente, o passageiro precisa utilizar o CartãoGV para fazer a conexão em Vitória. Se o primeiro embarque for em linhas troncais ou roletas de terminais o usuário tem 1 hora para realizar segundo embarque em Vitória. E em linhas alimentadoras de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana o prazo e de 1 hora e meia para o segundo embarque em Vitória.

No ano passado, chegou-se a cogitar a criação de terminais virtuais, em regiões mais movimentadas da cidade, mas o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno explicou que essa forma poderia gerar aglomerações ou até fazer com o usuário tivesse que seguir em sentido contrário ao seu destino, atrasando sua viagem.

Segundo Damasceno, não se trata de integração e sim de expansão do Sistema Transcol em 132 linhas. As empresas que operam o Transcol vão assumir essas linhas de Vitória. A previsão é que para que isso seja feito alguns ônibus sejam comprados das empresas que operam a linha municipal. A intenção do governo também é que os trabalhadores sejam aproveitados, mas Damasceno frisou que isso se trata de uma decisão empresarial.

Sobre o tempo de embarque sem pagar nova passagem, o secretário explicou que é suficiente de acordo com estudos feitos pela Ceturb usando os aparelhos de GPS dos ônibus. Com a mudança, o sistema Transcol passa a operar com 1570 ônibus.

Confira o tempo para o segundo embarque:

Primeiro embarque na linha alimentadora de Vitória: até 30 minutos para realizar o segundo embarque em Vitória

Primeiro embarque nas linhas troncais ou roletas de terminais: até 1 hora para realizar o segundo embarque em Vitória.

Primeiro embarque nas linhas alimentadoras de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana:
até 1 hora e 30 minutos para realizar o segundo embarque em Vitória