fbpx

Dia a dia

Mito ou verdade: será que sempre chove no Dia de Finados?

De acordo com o Incaper, essa afirmação é mais fácil de ser assimilada por países tropicais, como o Brasil

Publicado

em

Alerta de perigo para chuvas intensas em 35 municípios do ES. Foto: Pixabay

Chuva. Foto: Pixabay

O Dia de Finados está batendo na porta e, se chover, você com certeza vai ouvir essa frase de alguém: “Dia de Finados sempre chove!”. De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), essa afirmação é mais fácil de ser assimilada por países tropicais, como o Brasil.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Durante o mês de novembro, é Primavera na região Sudeste do Brasil, que é uma estação de transição entre o inverno seco e o verão chuvoso. Assim, a chance de chover em grande parte do país é realmente alta. Só que isso não é regra”, esclarece o Incaper.

No Espírito Santo, por exemplo, novembro é considerado, baseado em uma climatologia (1984-2014), o segundo mês mais chuvoso do ano na maior parte do estado, atrás apenas de dezembro. Assim, como estamos em época de chuvas, estatisticamente a probabilidade de que seja observada chuva no dia 2 de novembro é a mesma que aquela calculada para os dias 1 e 3 de novembro, por exemplo.

E NESTE ANO? COMO FICA O TEMPO?

A previsão do Climatempo aponta que o sol aparece entre muitas nuvens e há possibilidade de chuva forte a qualquer hora do dia. Enquanto isso, no norte capixaba, chove de forma mais fraca e passageira e o sol aparece em boa parte do dia.

Ainda segundo o Incaper, o feriado de finados começa com chance de chuva passageira pelas regiões Sul, Serrana e na Grande Vitória. Nas demais regiões não há expectativa de chuva. Ao longo do dia as nuvens diminuem pelo estado e só são esperadas pancadas isoladas de chuva em trechos das regiões Sul e Serrana. A temperatura diurna diminui um pouco em todas as regiões.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui