Dia a dia
Mistério: ninguém sabe por que o mangue ficou azul em Vitória
Um vídeo divulgado no fim de semana mostra o mangue com a água em tom azulado, possivelmente por conta de contaminação
Uma cena curiosa chamou atenção do ciclista Josenir Gomes quando passava pelo Canal dos Escravos e o Canal de Maria Ortiz, na região do manguezal em Vitória. A água estava totalmente azul. Um azul forte, muito diferente do tom natural do mangue. O vídeo com a água em tom azulado circulou pelas redes sociais durante o fim de semana.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o autor do vídeo, ele mora há quase 50 anos na região e nunca tinha visto algo parecido. A suspeita era de contaminação do manguezal por algum produto químico.
“Olha a cor que está isso aqui. A gente fala que está caindo produto químico aqui, mas ninguém acredita. Eu nunca vi isso na minha vida”, disse o ciclista.
Ver essa foto no Instagram
A reportagem do portal ES360 procurou a prefeitura de Vitória, que informou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que, assim que soube da situação, enviou uma equipe técnica ao Canal dos Escravos.
“No local, foi constatado que a situação já estava menos intensa, com sinais de regeneração da área”, diz a nota. A prefeitura disse ainda que está realizando um levantamento completo da bacia para identificar a origem da emissão.
“Já foi possível identificar a área de onde a substância se originou e a rede de manilhas envolvida. A próxima etapa é realizar uma auditoria, imóvel por imóvel, para determinar a origem exata do incidente e adotar as medidas necessárias”, informou.
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) também realizou vistoria na sexta-feira (15) e no sábado (16), para observar o local tanto na maré alta quanto na baixa, mas não foram encontrados vestígios ou sinais do ocorrido.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui