Dia a dia
Ministro dá aval para construir ferrovia que passará pela Grande Vitória
Durante encontro com Casagrande, o ministro Renan Filho autorizou a publicação de documento que coloca o projeto nos trilhos
![ferrovia vale](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2025/01/ferrovia-.jpeg)
A nova ferrovia vai ligar os municípios de Santa Leopoldina e Anchieta. Foto: Divulgação
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, esteve em Brasília na tarde desta quarta-feira para uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Na pauta do encontro, além de debate sobre a BR-262, foi discutida a construção da Ferrovia que vai ligar Santa Leopoldina ao município de Anchieta, passando pela Grande Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Após a reunião, que contou com a presença de parte da bancada federal, Casagrande revelou que o ministro autorizou a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) a publicar decreto de utilidade pública no projeto que terá investimento de R$ 6 bilhões.
“É um trecho ferroviário que vai ligando ao estado do Rio de Janeiro, já com audiências públicas feitas. São investimentos que nós nunca tivemos e que poderemos ter no futuro, desde que a gente consiga acompanhar e fazer a execução dessas medidas que estão sendo tomadas.
Ver essa foto no Instagram
Acordo para ferrovia
A ferrovia que vai ligar Santa Leopoldina a Anchieta, no sul do Espírito Santo, será feita pela Vale. A nova ligação entre as montanhas e o litoral capixaba contará com um investimento de R$ 6 bilhões. O ramal ferroviário tem como objetivo aumentar a eficiência logística, reduzir os custos de transporte e impulsionar a economia dos municípios capixabas que fazem parte do projeto.
O empreendimento inclui uma linha tronco de 80 km de extensão que passará por Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. Além disso, será construída uma conexão adicional de 20 km, entre o Porto de Ubu e o pátio ferroviário.
Apesar dos desafios relacionados ao licenciamento ambiental e às desapropriações, a expectativa é que os estudos sobre a construção deste novo ramal ferroviário sejam concluídos em dois anos. Após a aprovação do projeto, as obras deverão começar em até seis meses, com previsão de conclusão em cinco anos.
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)