Dia a dia
Médico é transferido para hospital do ES após infartar no RS
O médico capixaba Walter Borges chegou ao Espírito Santo no início da tarde desta quarta-feira em um avião da FAB
O médico capixaba Walter José Roberte Borges, de 50 anos, chegou ao Espírito Santo no início da tarde desta quarta-feira. Ele infartou no Rio Grande do Sul após viajar para o estado gaúcho em missão humanitária para ajudar as vítimas da enchente.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ele chegou ao aeroporto de Vitória por volta das 14 horas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e de lá seguiu de ambulância para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), em Serra. O anestesista estava internado no Rio Grande do Sul desde o último dia 20 após sofrer um infarto.
O primo do médico, Marlos Borges, foi quem organizou a transferência para o Espírito Santo com a ajuda do Governo do Estado, que conseguiu uma UTI para recebê-lo. O secretário de segurança, Eugênio Ricas, ajudou muito. Foi ele quem fez contato com o secretário de saúde, resolvendo a questão do leito para meu primo”, explicou Marlos.
Walter viajou para o Rio Grande do Sul com um grupo de médicos. Eles foram atuar como voluntários, pois a demanda por profissionais da saúde cresceu muito após as enchentes provocadas pelas fortes chuvas, que devastaram várias cidades gaúchas.
O médico estava atuando em Pelotas. No último dia 20 de maio, ele infartou e precisou passar por uma cirurgia no Hospital Universitário da cidade. Após o procedimento, o anestesista foi ao banheiro e não retornou. Ele foi encontrado desacordado. Ficou mais de 8 minutos sem oxigenação.
Walter precisou ser entubado. Ele passou por uma cirurgia de traqueostomia, um procedimento cirúrgico, no qual é feita uma abertura frontal na traqueia do paciente, e segue inconsciente.
O que diz a Sesa:
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informa que o paciente Walter José Roberto Borges foi transferido, nesta quarta-feira (29), de unidade hospitalar no Rio Grande do Sul para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. O paciente deu entrada na unidade às 15h10, sendo recebido pela equipe de plantão e encaminhado para leito de Terapia Intensiva (UTI).
A Sesa informa ainda que, conforme normativas médicas e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), não divulga informações sobre paciente internado nas unidades hospitalares estaduais. As informações são repassadas exclusivamente para familiares e/ou responsáveis legais.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui