fbpx

Dia a dia

McDonald’s: surto de bactéria causa morte e tira hambúrguer das lojas

Ingrediente específico relacionado à contaminação por E. coli ainda não foi identificado

Publicado

em

McDonald's: dez estados notificaram as infecções. Foto: Pixabay

McDonald’s: dez estados notificaram as infecções. Foto: Pixabay

Uma pessoa morreu, dez foram hospitalizadas e 49 ficaram doentes após um surto de bactéria ocorrido em franquias do McDonald’s, nos Estados Unidos. A possível causa está relacionada a uma contaminação de sanduíches “Quarter Pounder”, semelhantes ao Quarteirão” vendido no Brasil.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) informou que dez estados foram atingidos, sendo Colorado, com 27 casos, e Nebrasca, com nove casos, os mais notificados.

Segundo a entidade, o ingrediente específico relacionado à contaminação por E. coli ainda não foi identificado, mas os investigadores trabalham com duas possibilidades: as cebolas frescas fatiadas e os hambúrgueres de carne bovina.

Em nota, o diretor de Cadeia de Suprimentos do McDonald’s na América do Norte, Cesar Piña, disse que as primeiras descobertas vinculam as cebolas fatiadas aos casos. O ingrediente, segundo ele, é proveniente de um único fornecedor que atende a três centros de distribuição da rede.

O McDonald’s informou que, por precaução, está removendo temporariamente o Quarteirão de restaurantes localizados na área afetada: Colorado, Kansas, Utah e Wyoming, além de partes de Idaho, Iowa, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, Novo México e Oklahoma.

Com o surto, as ações do McDonald’s registraram uma queda de mais de 6% na bolsa de Nova York. A expectativa é de que a rede de fast food perca pelo menos US$ 14 bilhões por conta do episódio.

Infecção por E. coli

A infecção por Escherichia coli (E. coli) é causada por uma bactéria presente no trato intestinal de humanos e animais. Embora a maioria das cepas de E. coli sejam inofensivas, algumas podem causar doenças graves, como infecções intestinais e urinárias. A contaminação ocorre principalmente pelo consumo de alimentos ou água contaminados.

Os sintomas típicos incluem diarreia, cólicas abdominais, febre e, em casos mais graves, podem surgir complicações como insuficiência renal. Para prevenir, é importante cozinhar bem os alimentos, lavar frutas e verduras e evitar a ingestão de produtos mal conservados.

*Com informações da Agência Brasil.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui