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Dia a dia

Lojas do Mercado da Capixaba adiam abertura para 2025

A previsão inicial era que seis módulos estivessem abertos até dezembro, mas ajustes operacionais causaram o adiamento

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Mercado da Capixaba no Centro de Vitória

Mercado da Capixaba no Centro de Vitória. Foto: Jansen Lube

O Mercado da Capixaba, localizado no Centro de Vitória, teve a sua inauguração comercial adiada para a segunda quinzena de janeiro de 2025. Embora o prédio já tenha sido entregue, as lojas, restaurantes, cafeterias e cervejarias ainda estão em fase de preparação e ajustes.

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Inicialmente, o contrato de concessão previa que ao menos seis módulos estivessem em operação até o dia 15 de dezembro deste ano. No entanto, a nova concessionária responsável pela gestão do espaço, o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), informou à Prefeitura de Vitória que os estabelecimentos precisarão de mais tempo para abrir as portas ao público.

Desafios e Ajustes Operacionais

O diretor-presidente da CDTIV garante que tem acompanhado de perto o processo de concessão do Mercado da Capixaba e está ciente do atraso na abertura dos módulos comerciais. A concessionária, o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), foi notificada sobre o descumprimento do cronograma e apresentou uma justificativa para o atraso. Após a análise da situação, a CDTIV estabeleceu um novo prazo: até a segunda quinzena de janeiro de 2025 para que pelo menos seis módulos sejam abertos ao público.

O Mercado da Capixaba passou por uma reforma que envolveu investimentos de R$ 10 milhões, com o objetivo de revitalizar o espaço e torná-lo novamente utilizável. No entanto, como explica Marcus Gregório, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), as lojas precisam fazer ajustes específicos para atender às exigências operacionais. “Agora, cada loja tem que fazer suas adequações, e elas estão tomando mais tempo do que o esperado”.

O novo centro gastronômico e cultural

Com a revitalização, o Mercado da Capixaba agora conta com 18 módulos que variam entre 23 e 103 metros quadrados. Desses, 16 serão ocupados por estabelecimentos que vão desde lojas de artesanato até cafeterias, livrarias e lanchonetes, com foco na cultura e gastronomia capixaba. Os outros dois módulos serão destinados a atividades administrativas.

Além dos espaços comerciais, o mercado contará com um pátio interno, que será utilizado para eventos culturais, como exposições e shows. A expectativa é isso contribuirá para a revitalização do Centro Histórico de Vitória e para o fortalecimento da economia local.


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