Dia a dia
Justiça define fiança de R$ 60 mil para influenciadora presa no ES
Sara Gabriela Ratunde está presa desde domingo (30) e poderá responder em liberdade se cumprir medidas cautelares fixadas pela Justiça

Sara Gabriela Ratunde, de 25 anos, foi presa após atropelar duas crianças e uma mulher em Vila Velha. Foto: Reprodução/Instagram
A Justiça determinou que a influenciadora digital Sara Gabriela Ratunde Santos, de 25 anos, presa após atropelar duas crianças e uma mulher em Vila Velha, pague fiança de R$ 60 mil para responder ao processo em liberdade. A jovem passou por audiência de custódia nesta terça-feira (1º) e segue detida no Centro de Triagem de Viana (CTV).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A decisão judicial também impôs uma série de medidas cautelares. Entre elas, a proibição de deixar a comarca sem autorização judicial, a obrigação de manter distância mínima de 500 metros das vítimas e o comparecimento a todos os atos do processo, com endereço sempre atualizado.
Defesa considera valor da fiança “arbitrário”
O advogado de Sara Ratunde afirmou, em nota enviada à imprensa, que irá recorrer da decisão. Para ele, a fiança fixada é “desproporcional” e não deveria impedir a liberdade da influenciadora.
“A regra é a liberdade. Se cabe liberdade com fiança, também cabe sem fiança. A custodiada não pode ter sua liberdade cerceada em razão de sua hipossuficiência. Estamos falando de uma jovem, e não de uma criminosa contumaz”, declarou o advogado, que classificou a decisão como arbitrária e disse acreditar que ela será revertida.
Até o momento, o valor estipulado pela Justiça ainda não foi pago.
Relembre o caso
Sara foi presa no último domingo (30) após perder o controle do carro, bater em uma motocicleta e invadir um parquinho no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha. No acidente, ela atropelou uma mulher de 20 anos e duas crianças, de dois e cinco anos, que são primas.
De acordo com o boletim de ocorrência, a influenciadora alegou que achou estar sendo perseguida por um motociclista, por isso jogou o carro contra ele. O homem, que trabalha como entregador por aplicativo, negou qualquer perseguição e prestou queixa contra a motorista.
Uma das vítimas sofreu fratura no pé e foi encaminhada ao hospital. As duas crianças não tiveram ferimentos graves.
Jovem confessou uso de maconha antes de dirigir
Durante a abordagem, policiais relataram que sentiram forte odor de maconha no veículo. Ao ser questionada, Sara Gabriela confirmou que havia fumado a substância antes de dirigir. No carro, a equipe encontrou uma porção da droga.
Ainda segundo testemunhas ouvidas pela reportagem, a jovem demonstrou despreocupação com o acidente. “Ela falou que não ia dar em nada porque tem dinheiro”, relatou uma pessoa que presenciou a cena e preferiu não se identificar.
Na delegacia, a influenciadora foi autuada por lesão corporal culposa na direção de veículo, duas vezes; por dano ao patrimônio e por injúria. Caso descumpra qualquer uma das medidas cautelares impostas pela Justiça, ela poderá ser presa novamente.
Leia mais:
