Dia a dia
Inversão térmica provoca nevoeiro em Vitória e Vila Velha
Segundo o Incaper, o fenômeno pode ocorrer antes da chegada de uma frente fria. Previsão do tempo indica chuva ao longo da semana
Banhistas que esperavam por um domingo (30) de sol nas praias de Vitória e Vila Velha foram pegos de surpresa por um intenso nevoeiro. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fenômeno pode anteceder a chegada de uma frente fria. A previsão do tempo, inclusive, já confirma pancadas de chuvas ao longo de toda a semana.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No município canela-verde, a névoa foi registrada nas regiões de Ponta da Fruta, Coqueiral de Itaparica e Praia da Costa. Já na capital, ela foi avistada na Praia de Camburi e também na Enseada do Suá.
Segundo o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, o fenômeno é provocado por causa da formação de uma camada de inversão térmica que aprisiona muita umidade na atmosfera mais próxima ao solo. “Na Grande Vitória, quando o vento sopra fraco de sudeste trazendo umidade marítima e se esbarra contra o “pé de serra” é forçado a subir, formando nuvens baixas”.
O meteorologista explicou também que é normal que a temperatura diminua com a altitude. Mas no caso de uma inversão térmica ocorre o contrário. “Assim, o ar mais denso (frio) fica aprisionado próximo à superfície. Se ele estiver úmido o suficiente e o vento estiver calmo, um nevoeiro pode se formar e a poluição pode ser retida”.
De acordo com o Climatempo, chove neste domingo a qualquer hora do dia. O cenário, inclusive, se repete ao longo de toda a semana. Já os termômetros ficam entre os 21ºC e 34ºC.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui