fbpx

Dia a dia

Inversão térmica provoca nevoeiro em Vitória e Vila Velha

Segundo o Incaper, o fenômeno pode ocorrer antes da chegada de uma frente fria. Previsão do tempo indica chuva ao longo da semana

Publicado

em

Nevoeiro toma a orla de Vila Velha neste domingo. Foto: Reprodução

Nevoeiro toma a orla de Vila Velha neste domingo. Foto: Reprodução

Banhistas que esperavam por um domingo (30) de sol nas praias de Vitória e Vila Velha foram pegos de surpresa por um intenso nevoeiro. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fenômeno pode anteceder a chegada de uma frente fria. A previsão do tempo, inclusive, já confirma pancadas de chuvas ao longo de toda a semana.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No município canela-verde, a névoa foi registrada nas regiões de Ponta da Fruta, Coqueiral de Itaparica e Praia da Costa. Já na capital, ela foi avistada na Praia de Camburi e também na Enseada do Suá.

Segundo o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, o fenômeno é provocado por causa da formação de uma camada de inversão térmica que aprisiona muita umidade na atmosfera mais próxima ao solo. “Na Grande Vitória, quando o vento sopra fraco de sudeste trazendo umidade marítima e se esbarra contra o “pé de serra” é forçado a subir, formando nuvens baixas”.

O meteorologista explicou também que é normal que a temperatura diminua com a altitude. Mas no caso de uma inversão térmica ocorre o contrário. “Assim, o ar mais denso (frio) fica aprisionado próximo à superfície. Se ele estiver úmido o suficiente e o vento estiver calmo, um nevoeiro pode se formar e a poluição pode ser retida”.

De acordo com o Climatempo, chove neste domingo a qualquer hora do dia. O cenário, inclusive, se repete ao longo de toda a semana. Já os termômetros ficam entre os 21ºC e 34ºC.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui