fbpx

Dia a dia

Instituto Últimos Refúgios lança livro sobre a Baía das Tartarugas

A conservação da Baía das Tartarugas promove uma relação harmoniosa entre comunidade e biodiversidade em Vitória

Publicado

em

As imagens do livro “Baía das Tartarugas” revelam o colorido e a importância da conservação das espécies marinhas e da biodiversidade. Foto: Leonardo Merçon

As imagens do livro “Baía das Tartarugas” revelam o colorido e a importância da conservação das espécies marinhas e da biodiversidade. Foto: Leonardo Merçon

O Instituto Últimos Refúgios lança no próximo dia 8, às 10h, o livro fotográfico “Baía das Tartarugas: Riqueza marinha na Capital do Espírito Santo”, obra com aproximadamente 500 imagens. O lançamento será na Fundação Projeto Tamar, em Vitória, marcando também a abertura da exposição de fotos produzidas durante a produção do livro.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O coordenador do projeto, Leonardo Merçon, explica que o objetivo foi registrar a rica biodiversidade no litoral de Vitória, promovendo a sensibilização da comunidade sobre a existência da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, criada em 2018, um ecossistema vivo que carrega séculos de histórias.

Projeto Restinga

A Baía das Tartarugas conta com o Projeto Restinga, de recuperação da vegetação nativa da APA, e é uma parceria entre a Associação dos Moradores Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (SAMIFRA), a Vale e a Prefeitura de Vitória.

A biodiversidade na região é uma das mais ricas do mundo, mesmo estando localizada em uma área urbana. Esse trabalho do projeto é que tem possibilitado a ocorrência cada vez mais frequente de golfinhos e tartarugas, encantando banhistas e estimulando o turismo.

Vida na restinga

“Vitória abriga um dos maiores manguezais urbanos do mundo, um berçário de espécies marinhas de uma teia complexa de interações ecológicas. Este projeto é um convite para se encantar com a vida vibrante na restinga, nas ilhas e nas cores do oceano, mas também uma tentativa de inspirar um olhar cuidadoso e uma mentalidade de proteção desse patrimônio ambiental e cultural”, afirma Leonardo.

“Vitória tem na natureza sua verdadeira vocação. Cabe a nós preservá-la, e o Instituto Últimos Refúgios busca, por meio de produtos artístico-culturais, promover a conservação ambiental e práticas de turismo sustentáveis, somando esforços na criação de alternativas para os desafios sociais e ambientais atuais”, disse Leonardo Merçon.

O Instituto Últimos Refúgios é uma instituição sem fins lucrativos com foco em fotografia da conservação e cinema ambiental. É vanguardista na área da conservação ambiental e cultural relacionada à natureza no Espírito Santo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui