fbpx

Dia a dia

Atenção, estudantes: inscrições gratuitas para o programa do Instituto Ponte

Serão oferecidas 100 vagas para estudantes de todo o Brasil. As inscrições poderão ser feitas entre 03 de fevereiro e 30 de março

Publicado

em

Inscreva-se no processo seletivo do Instituto Ponte. Foto: Divulgação

Inscreva-se no processo seletivo do Instituto Ponte. Foto: Divulgação

O Instituto Ponte (IP) abre, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, o seu processo seletivo 2025. A iniciativa é dirigida a estudantes de todo o Brasil que desejam ingressar no programa de educação transformadora oferecido pela instituição, que tem como objetivo promover a ascensão social por meio de educação de excelência e acompanhamento individualizado. O prazo das inscrições, que são gratuitas, vai até o dia 30 de março e serão ofertadas 100 (cem) vagas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Poderão se inscrever estudantes da rede pública, com rendimento escolar superior a 80% em Língua Portuguesa e Matemática, renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por membro e que estejam cursando, em 2025, entre o 7º ano do Ensino Fundamental e a 2ª série do Ensino Médio. O processo será realizado em etapas classificatórias, incluindo provas e entrevistas.

O que o Instituto Ponte oferece?

Os estudantes selecionados terão acesso a um amplo programa de apoio, que inclui bolsas de estudo em escolas de excelência, curso de inglês em instituições parceiras e aulas no contraturno escolar, focadas em português, redação, matemática, desenvolvimento pessoal e hábitos de estudo. Além disso, recebem material didático, uniforme, alimentação, transporte e acompanhamento pedagógico e psicológico até a conclusão da faculdade.

Cada aluno tem suas necessidades analisadas individualmente, e o Instituto oferece itens como computadores e livros, quando necessário, para garantir o desempenho acadêmico e o bem-estar durante o período de formação. O projeto acompanha o aluno por até 12 anos, desde o ensino fundamental até o término do ensino superior.

O objetivo principal é transformar vidas por meio da educação, criando oportunidades para que jovens em situação de vulnerabilidade social conquistem a ascensão social e se tornem líderes em suas áreas.

“Nosso objetivo é capacitar os estudantes a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias e desenvolverem habilidades e oportunidades que lhes permitam moldar seu futuro. Com nosso suporte, eles estão mais preparados para enfrentar desafios e alcançar suas metas”, destaca Bartira Almeida, presidente do Instituto.

As inscrições podem ser realizadas no site oficial do Instituto Ponte, onde também está disponível o regulamento completo do processo seletivo. Mais informações sobre o processo seletivo pelo telefone (27) 99269-4715.

Novos alunos do Instituto Ponte

Dentre os estudantes que começam, neste ano, sua trajetória junto com o IP estão Eduarda Nascimento, 15 anos, moradora de Campina Grande, em Cariacica; e João Pedro Louback, 14 anos, de Novo Porto Canoa, na Serra. Ambos foram aprovados no Processo Seletivo do IP de 2024 e estão entrando em escolas particulares nesse primeiro semestre de 2025.

Para Eduarda, um dos principais desafios que ela enfrentará será a distância, pois levará aproximadamente uma hora e meia de ônibus para chegar à escola onde irá estudar, localizada na Praia do Canto. Para isso, será necessário acordar às 4h20 da manhã, de segunda à sexta-feira. Apesar dos desafios, ela está feliz e com grande expectativa com a nova escola.

Já o jovem João Pedro irá estudar na Escola Americana de Vitória, em Bento Ferreira. No momento, suas principais expectativas giram em torno da transição para a escola privada, da formação de novos laços de amizade e do seu desempenho em inglês, uma vez que não possui domínio fluente no idioma. O trajeto de sua residência até a escola levará aproximadamente duas horas, exigindo que ele acorde às 5h20 para chegar à instituição às 8h, horário de início das aulas. A experiência de estudar em período integral também será uma novidade para ele. João é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).