Dia a dia
Instituto alerta para perigo de mais chuva forte no Espírito Santo
O aviso para essa segunda-feira (22) é que as tempestades podem atingir todas as cidades capixabas. Na terça-feira a chuva se concentra na região Norte
Pode continuar a chover a forte no Espírito Santo. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu dois alertas para o estado. O aviso para essa segunda-feira (22) é que as tempestades podem atingir todas as cidades capixabas. O volume pode atingir 50 e 100 mm/dia. Também pode ventar forte. Existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A temperatura máxima diminui em relação ao dia anterior, mas ainda pode alcançar 30°C em algumas cidades.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Outro alerta tem validade até a próxima quarta-feira (24) reporta o risco de chuvas intensas na região Norte do ES. Para a terça-feira (23), a previsão é de que os acumulados de chuva sejam menos elevados que no dia anterior, mas podendo ficar entre 10 e 30 mm em trechos do setor sudoeste. As demais regiões podem acumular 2-10 mm de forma esparsa, mas a previsibilidade para este dia está baixa. Vento com rajadas ocasionais de 45 km/h em trechos do litoral. A partir deste dia, é provável que a temperatura mínima (madrugada) diminua um pouco em trechos do estado, aliviando o calor noturno.
Estragos provocados pelas chuvas
Choveu bastante neste fim de semana no Espírito Santo. No domingo (21) as cidades que registraram os maiores acumulados de chuva foram Cariacica e Vila Velha. Nos municípios os acumulados foram de 84,02 mm e 81,88 mm respectivamente. As informações foram divulgadas no Boletim Extraordinário da Defesa Civil. Em Vitória foram 59,88 mm.
O resultado do grande volume de água em curto espaço de tempo foi de muitas ruas alagadas. Em Cariacica, os bairros mais afetados foram Campo Grande, Oriente e Bela Aurora. Em Vila Velha, vários pontos ficam cheios de água. Não Terminal de Itaparica a lona que cobre a estrutura não suportou a quantidade de água e rasgou.
Instruções em caso de risco
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui