fbpx

Dia a dia

Instagram testa botão de ‘dislike’: como isso impacta os usuários?

Recurso de deslike pode influenciar no marketing digital e traz novos desafios e oportunidades

Publicado

em

instagram, aplicativo

Botão de dislike do Instagram ainda está sendo testado. Foto: Pexels

O Instagram iniciou testes com um novo recurso: o botão de “Não Curtir” para comentários em publicações do Feed e Reels. A novidade tem gerado debate nas redes sociais e promete impactar a interação na plataforma.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A ferramenta permite que usuários “descurtam” comentários sem que essa ação seja visível para os demais. Segundo o Instagram, o objetivo é reduzir conteúdos indesejados e criar um ambiente digital mais saudável.

A especialista em empreendedorismo digital, Camila Silveira analisa a mudança com otimismo. “As redes sociais, em especial o Instagram, se tornaram ferramentas essenciais para o crescimento de marcas e o fortalecimento de comunidades”, avalia.

O Instagram informou que os “dislikes” ajudarão o algoritmo a reduzir a visibilidade de comentários inadequados. A funcionalidade permite que os usuários “descurtam” ou “marquem negativamente” comentários de outros, sem que isso seja publicamente visível para os outros usuários.

Segundo a especialista, isso faz todo o sentido no momento em que buscamos criar comunidades mais positivas nas redes sociais. “Os empreendedores, em particular, se beneficiam dessa mudança, pois ela pode ajudar a diminuir o impacto de interações negativas e focar em comentários mais relevantes e construtivos.”

Ainda não há previsão para o lançamento oficial do recurso. O Instagram segue avaliando os testes antes de uma possível implementação global.

Impactos

Agora, muitos empreendedores se perguntam: como essa mudança pode impactar minha presença online? Camila destaca que, para quem usa o Instagram para promover marcas ou serviços, é essencial entender como o novo recurso influencia o alcance e o engajamento das publicações.

“Em um primeiro momento, essa funcionalidade pode ser vista como uma ferramenta para melhorar o ambiente da rede social, promovendo interações mais positivas. No entanto, para quem está constantemente gerenciando suas redes sociais, o novo botão de “Não Curtir” também oferece desafios”, ressalta.

Ela lista três pontos de atenção. O primeiro está na redefinição do feedback. O botão pode mudar a forma como os seguidores interagem com as postagens. Para criadores, o feedback construtivo é essencial para aprimorar conteúdos. Com “descurtidas” anônimas, há o risco de perder um real entendimento sobre a aceitação do conteúdo.

Também irá impactar na visibilidade. Embora o Instagram não exiba a contagem de “dislikes”, o algoritmo processa esses sinais. Comentários com alta taxa de rejeição podem perder relevância e afetar o alcance das postagens.

Outro ponto é a gestão de crises. Para marcas, monitorar a reação do público é essencial. O novo botão permite expressar insatisfação de forma discreta, exigindo maior atenção à gestão de conteúdo.

Usando a favor

Com as mudanças, surgem também novas oportunidades para otimizar a presença digital. Camila Silveira elencou algumas maneiras de como os empreendedores podem se beneficiar como o foco no conteúdo de qualidade. Focar em criar conteúdo genuíno e que agregue valor real aos seguidores pode minimizar a negatividade e aumentar o engajamento.

O monitoramento da reação do público também é um recurso importante. Com a introdução do botão “Não Curtir”, os empreendedores agora podem monitorar mais de perto como os seguidores interagem com os comentários nas publicações. Esse feedback é essencial para adaptar a abordagem e melhorar a comunicação com o público.

A mudança também pode aprimorar a estratéia de interação. Essa mudança oferece uma excelente oportunidade para humanizar ainda mais o relacionamento com o público. Criar um espaço onde os seguidores se sintam ouvidos, mesmo nas críticas, pode ser um diferencial importante. Isso ajuda a construir uma comunidade engajada e fiel.

“Como empreendedores, é essencial abraçar as mudanças com uma visão crítica, adaptando-se às novas ferramentas e aproveitando ao máximo as oportunidades que surgem. O Instagram está em constante evoluçã […] Ao focar em autenticidade, qualidade de conteúdo e engajamento positivo, você pode garantir que sua marca não apenas sobreviva, mas prospere nesse novo cenário das redes sociais”, finaliza Camila.