fbpx

Dia a dia

Influenciadora do ES é suspeita em esquema de vendas falsas

Ação investiga esquema de golpes com venda de tênis e resultou em flagrante de maus-tratos contra criança em Vila Velha

Publicado

em

Computadores, celulares, documentos e veículo foram apreendidos durante a operação da Polícia Civil em Vila Velha

Computadores, celulares, documentos e veículo foram apreendidos durante a operação da Polícia Civil em Vila Velha. Foto: Divulgação

Uma influenciadora digital com mais de 1,5 milhão de seguidores e um empresário, ambos moradores de Vila Velha, são investigados por envolvimento em um esquema de fraude em vendas online. A dupla é suspeita de aplicar golpes por meio de um site de comércio de tênis, onde os produtos eram anunciados, pagos pelos consumidores, mas nunca entregues.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A operação, batizada de Dois Irmãos, foi deflagrada nesta quinta-feira (10) pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) do Espírito Santo, com apoio do Procon-ES, da Decon do Rio de Janeiro e da Secretaria de Defesa do Consumidor do RJ. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no bairro Praia da Costa.

Roupagem de sucesso para dar credibilidade

Segundo o delegado Eduardo Passamani, titular da Decon-ES, a influenciadora usava uma estratégia de marketing baseada na ostentação para passar credibilidade como empresária de sucesso. “Ela vendia a imagem de alguém financeiramente resolvida. Nas redes, aparecia com itens de marcas caras, morando em um dos bairros mais valorizados do estado e com o filho estudando em escola de alto padrão”, explicou.

Apesar da imagem, o site e as redes sociais usados no esquema escondiam indícios de irregularidades. De acordo com os investigadores, muitas das páginas ocultavam comentários negativos para manter uma boa reputação digital. O perfil da loja virtual, por exemplo, apresentava mais de 700 reclamações no site Reclame Aqui, mas mantinha nota alta — o que pode ter sido manipulado com respostas automáticas ou simulação de resoluções.

Além disso, o site possuía um CNPJ registrado no Espírito Santo e, embora os responsáveis alegassem operar dos Estados Unidos, a base de operação e armazenamento estava em Vila Velha.

Material apreendido e suspeita de fraude sofisticada

Durante a ação, foram apreendidos computadores, notebooks, celulares, documentos e um veículo. O material será periciado para apurar o alcance da fraude e identificar outros possíveis envolvidos. A Polícia Civil também confirmou que houve bloqueio judicial de bens e valores, permitindo que vítimas se habilitem no processo criminal para tentar reaver os prejuízos.

O Procon-ES orienta que consumidores lesados procurem o órgão para registrar reclamações, o que pode ajudar na quantificação dos danos causados.

Criança vivia em condições insalubres

A operação também flagrou uma situação grave de violação de direitos de uma criança. No imóvel de um dos alvos, uma criança de 11 anos foi encontrada em condições insalubres. O local estava tomado por restos de comida apodrecida, sujeira generalizada, falta de cama e presença de fezes de animais.

O Conselho Tutelar foi acionado e atestou situação de maus-tratos. A influenciadora e seu irmão, que moravam com a criança, foram presos em flagrante. A criança foi entregue a um familiar após avaliação do Conselho.

Segundo Passamani, os dois devem responder por maus-tratos com base na nova legislação sancionada na semana anterior à operação, que elevou a pena para esse tipo de crime para até cinco anos de prisão.

As investigações continuam, e a Polícia Civil reforça que consumidores que se sentirem lesados devem procurar a delegacia ou o Procon para contribuir com o inquérito.

Imóvel em Vila Velha onde criança de 11 anos foi encontrada em situação insalubre durante cumprimento de mandado

Imóvel em Vila Velha onde criança de 11 anos foi encontrada em situação insalubre durante cumprimento de mandado. Foto: Divulgação

LEIA MAIS: