Dia a dia
Incêndio em casamento deixa pelo menos 113 mortos e 150 feridos
Fogo atingiu o salão em que ocorria a festa após fogos de artifícios serem acesos durante a cerimônia. Cerca de 900 pessoas estavam no local

Incêndio começou com fogos de artifício. Foto: Reprodução
Um incêndio matou pelo menos 113 pessoas e deixou 150 feridas em um casamento no Iraque. A tragédia aconteceu na madrugada da última quarta-feira (27) na província de Nínive, no norte do país.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As informações iniciais apontaram que o fogo atingiu o salão em que ocorria a festa após fogos de artifícios serem acesos durante a cerimônia. O local tinha painéis altamente inflamáveis que contribuíram para que o fogo se alastrasse rapidamente. Quase 900 pessoas se encontravam no local na hora do incêndio.
O primeiro-ministro iraquiano informou que ambulâncias e equipes médicas foram enviadas para o local e que auxiliaram nos esforços para conter o fogo. Alguns vídeos publicados em redes sociais mostraram bombeiros escalando o espaço em meio às chamas em busca de sobreviventes.
“O fogo causou o desabamento de partes do imóvel devido ao uso de materiais de construção baratos e altamente inflamáveis, que ruíram minutos após o início do incêndio”, afirmou em nota a Defesa Civil do Iraque.
> Panela pegando fogo, engasgo… Capitão dos Bombeiros dá dicas de socorro para o dia a dia
As chamas provocaram o desabamento de partes do teto e a emissão dos gases por conta dos materiais inflamáveis dificultou na fuga. Após o incêndio, foi possível observar cadeiras de metal e destroços empilhados.
Rania Waad, uma das convidadas entrevistadas pela mídia local, afirmou que haviam muitos convidados no local. “[Os recém-casados] dançavam quando os fogos de artifício começaram a subir até o teto. Todo o salão pegou fogo. Não conseguimos ver nada, não sabíamos como sair”, contou.
No início, os noivos identificados como Revan e Haneen, chegaram a ser dados como mortos entretanto foram hospitalizados e passam bem. De acordo com a rede Al Jazeera, o casal está numa situação psicológica “terrível”.
A Reuters confirmou nesta sexta-feira (29) que 14 pessoas envolvidas no incidente foram presas, entre eles o proprietário do salão de festas. O local também não tinha saída de emergência, o que dificultou ainda mais a evacuação do espaço na hora do fogo.
Confira as imagens
Tragedy in Iraq: Wedding Hall Fire Claims Over 110 Lives 💔
A tragic fire incident at a wedding hall in Mosul, Iraq, led to the loss of more than 110 lives and injuries to around 200 individuals in September 2023.
This month witnessed devastating calamities in the region,… pic.twitter.com/2zE5SsRSr8
— Adam Albilya – אדם אלביליה (@AdamAlbilya) September 28, 2023
