fbpx

Dia a dia

Incêndio em casamento deixa pelo menos 113 mortos e 150 feridos

Fogo atingiu o salão em que ocorria a festa após fogos de artifícios serem acesos durante a cerimônia. Cerca de 900 pessoas estavam no local

Publicado

em

Incêndio começou com fogos de artifício. Foto: Reprodução

Um incêndio matou pelo menos 113 pessoas e deixou 150 feridas em um casamento no Iraque. A tragédia aconteceu na madrugada da última quarta-feira (27) na província de Nínive, no norte do país.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As informações iniciais apontaram que o fogo atingiu o salão em que ocorria a festa após fogos de artifícios serem acesos durante a cerimônia. O local tinha painéis altamente inflamáveis que contribuíram para que o fogo se alastrasse rapidamente. Quase 900 pessoas se encontravam no local na hora do incêndio.

O primeiro-ministro iraquiano informou que ambulâncias e equipes médicas foram enviadas para o local e que auxiliaram nos esforços para conter o fogo. Alguns vídeos publicados em redes sociais mostraram bombeiros escalando o espaço em meio às chamas em busca de sobreviventes.

“O fogo causou o desabamento de partes do imóvel devido ao uso de materiais de construção baratos e altamente inflamáveis, que ruíram minutos após o início do incêndio”, afirmou em nota a Defesa Civil do Iraque.

> Panela pegando fogo, engasgo… Capitão dos Bombeiros dá dicas de socorro para o dia a dia

As chamas provocaram o desabamento de partes do teto e a emissão dos gases por conta dos materiais inflamáveis dificultou na fuga. Após o incêndio, foi possível observar cadeiras de metal e destroços empilhados.

Rania Waad, uma das convidadas entrevistadas pela mídia local, afirmou que haviam muitos convidados no local. “[Os recém-casados] dançavam quando os fogos de artifício começaram a subir até o teto. Todo o salão pegou fogo. Não conseguimos ver nada, não sabíamos como sair”, contou.

No início, os noivos identificados como Revan e Haneen, chegaram a ser dados como mortos entretanto foram hospitalizados e passam bem. De acordo com a rede Al Jazeera, o casal está numa situação psicológica “terrível”.

A Reuters confirmou nesta sexta-feira (29) que 14 pessoas envolvidas no incidente foram presas, entre eles o proprietário do salão de festas. O local também não tinha saída de emergência, o que dificultou ainda mais a evacuação do espaço na hora do fogo.

Confira as imagens