Dia a dia
Incêndio atinge morro da maior tirolesa da América Latina no ES
O fogo no morro onde foi inaugurada o circuito da tirolesa, em Pancas, começou no último fim de semana
Um incêndio atinge a vegetação da região da Pedra da Mega Tirolesa, no município de Pancas, no norte do Espírito Santo. O local recentemente ganhou o maior circuito de tirolesa da América Latina e foi inaugurado no dia 17 de agosto com a presença do governador Renato Casagrande.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a Defesa Civil de Pancas, o fogo começou no último sábado (31) e imediatamente uma equipe, juntamente com a equipe de monitores da tirolesa, dirigiu-se ao local para tentar controlar as chamas.
Nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, o fogo voltou a atingir a Pedra da Tirolesa, o que exigiu a atuação conjunta da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que se deslocou ao município para auxiliar no controle das chamas. As primeiras investigações apontam indícios de que o incêndio pode ter sido provocado de forma criminosa.
Apesar do fogo, a Defesa Civil informa que não houve danos na estrutura da plataforma da tirolesa, e os cabos da tirolesa também não foram atingidos pelo fogo.
Segundo o prefeito do município, Sidiclei Giles de Andrade, até esta terça-feira o fogo não tinha sido controlado. “Hoje ainda continuamos combatendo o incêndio que está se aproximando do nosso Parque municipal, onde está localizada a nossa Secretaria de Meio Ambiente, usina fotovoltaica, Estação meteorológica e onde plantamos mais 10 mil árvores nativas, Nossa equipe está trabalhando fazendo aceiros e usando o caminhão pipa para tentar conter o avanço do fogo”, afirmou.
O circuito da maior tirolesa da América Latina possui mais de três quilômetros de extensão e é composta por duas tirolesas, sendo a primeira com cerca de 2.100 metros e a segunda com aproximadamente 900 metros. O ponto mais alto da tirolesa atinge 400 metros de altura, e a velocidade pode chegar a até 120 km/h, proporcionando uma experiência única e cheia de adrenalina.
Localizada a 180 km de Vitória e a 196 km de Minas Gerais, Pancas é um município que se desenvolveu entre vales, montanhas e pedras no Noroeste do Espírito Santo. Pela Lei nº 124/2018 é declarada a capital estadual do esporte radical. O principal ponto turístico da cidade, os Pontões Capixabas, nome dado a vasta área natural de montanhas, atrai viajantes e aventureiros de todo Brasil.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui