Dia a dia
Ifes suspende professora após polêmica com conteúdo adulto
Rosana Nunes foi suspensa por 35 dias e perdeu parte do salário após acusações de quebra de exclusividade no instituto

Rosana é professora do Ifes de Santa Teresa. Foto: Reprodução/TV Sim SBT
O Instituto Federal do Espírito Santo, o Ifes, decidiu punir a professora Rosana Nunes, de 43 anos, por quebra de regime de dedicação exclusiva e por deslealdade institucional, após a denúncia de publicação de fotos e vídeos de conteúdo adulto em plataformas digitais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Serão 35 de afastamento das salas de aula do Ifes de Santa Teresa e salário reduzido pela não dedicação exclusiva por parte da professora. Com a declaração de que fazia mais dinheiro com as publicações do que sendo professora, o Instituto entendeu que ela não estava cumprindo a cláusula e retirou a “gratificação”.
Em entrevista ao Alô ES da TV Sim/SBT, a bióloga afirmou que não concorda com as decisões. “A declaração de deslealdade [veio] por eu ter feito uma declaração… uma entrevista na verdade. Me perguntaram assim ‘Ah, quanto você tá ganhando pela página?’ e eu falei o valor e a repórter falou ‘Mais do que você ganha como professora” e eu falei ‘Sim’. Por isso eles acharam que eu fui desleal com a instituição. Eu só tava relatando um fato da minha vida pessoal, não tava fazendo nada de forma pejorativa”, declarou.
De acordo com ela, a notificação foi feita na segunda-feira (18) e já começou a valer no dia seguinte. “Eu estava já ouvindo os rumores que acontecer isso. Eu achei que eu poderia recorrer. Eu não achei que a decisão ia assim assim, vinda do reitor. [Achei que] eu poderia recorrer administrativamente, né? Mas não tive essa oportunidade, já veio e já foi no outro dia que saiu a portaria da suspensão”, disse.
Rosana contou ainda que dentro da sala de aula, os alunos sempre a respeitaram e mantiveram uma boa relação. Quando questionada sobre escolher continuar sendo docente ou ficar apenas nos conteúdos adultos, ela contou que escolheria a docência. “Eu gosto de ser professora. Eu estudei muito, foram muitos anos de dedicação”.
O caso
A professora de Biologia e coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifes Santa Teresa foi denunciada em 2023. Segundo ela, a denúncia inicial chegou de forma anônima ao Conselho de Ética do Instituto após a descoberta do perfil no aplicativo de conteúdo adulto.
“Eu tive uma ideia, lendo uma reportagem, vi que uma professora dos Estados Unidos tinha tava ganhando muito dinheiro, coisa de milhão, fazendo fotos de conteúdo adulto ou fotos sensuais. Eu pensei: ‘Acho que eu não vou ser demitida, eu sou professora, eu vou fazer alguma coisa igual, acho que eu sou bonita ainda, acho que eu consigo’ e quis ganhar dinheiro”, explicou Rosana ao contar como tudo começou.
Leia também
