fbpx

Dia a dia

Idosa volta a estudar no EJA para ler a Bíblia; veja como se inscrever

Aos 92 anos, Altina voltou a estudar para realizar um sonho: “Quero aprender a ler e escrever. Quero conseguir ler a Bíblia”

Publicado

em

Altina na sala de aula- aos 92 anos, ela retorna aos estudos e inspira colegas na EJA

Altina na sala de aula- aos 95 anos, ela retorna aos estudos e inspira colegas na EJA. Foto: Divulgação/PMS

A educação é um direito de todos e pode transformar vidas em qualquer idade. Na Serra, centenas de jovens e adultos estão voltando às salas de aula por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre eles, muitos idosos enxergam na iniciativa uma oportunidade de inclusão e realização de sonhos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Um exemplo é Altina de Souza, de 95 anos, que decidiu retomar os estudos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II. Seu objetivo principal: aprender a ler e a escrever. “Estou muito feliz com a abertura das vagas. Quero aprender a ler, principalmente para poder ler a Bíblia. É o meu sonho. Agora a escola fica perto da minha casa, e eu vou às aulas todos os dias”, conta a aposentada.

A mesma motivação impulsiona Izaura dos Santos, de 77 anos, aluna da mesma unidade de ensino, que abriu sua primeira turma da EJA em 2025, com 180 vagas. “Quero ter independência para sair de casa, pegar um ônibus e resolver as tarefas do dia a dia. A primeira coisa que irei fazer quando aprender a escrever é escrever o meu nome”, relata.

Como se inscrever na EJA

A secretária municipal de Educação da Serra, Mayara Candido, reforça a importância da iniciativa. “Oferecer uma nova chance de aprendizado para nossos jovens e adultos é um compromisso que assumimos. A EJA não é apenas uma oportunidade de educação, mas de transformação pessoal e social”, afirma.

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informa que, para ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o estudante deverá ter, no mínimo, 15 anos, no caso do ensino fundamental, e 18 anos, para o ensino médio. As matrículas podem ser feitas em qualquer época do ano, nas escolas que ofertam a EJA. É necessário apresentar CPF, identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e documentação escolar (se tiver).

Vale destacar que, para os idosos, as regras são as mesmas. Os interessados poderão se matricular em qualquer época do ano, apresentando os documentos necessários.

Ainda de acordo com a Sedu, as aulas na EJA presencial acontecem no noturno, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h10. Vale ressaltar que, na EEEFM Hildebrando Lucas, localizada em Marúipe, Vitória, há oferta da EJA presencial nos três turnos: matutino, vespertino e noturno.

Onde estudar na modalidade semipresencial

Já na EJA semipresencial (Centros de Educação de Jovens e Adultos e Núcleos de Educação de Jovens e Adultos), os horários de atendimento são agendados conforme a disponibilidade do estudante.

Para quem não consegue frequentar as aulas da EJA presencial, há a possibilidade de se matricular nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), localizados em Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares; ou nos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos.

Os Centros e Núcleos oferecem a EJA semipresencial, forma de atendimento em que o estudante recebe os materiais de estudo, tem as orientações presenciais ou por meio da plataforma com os professores e realiza as avaliações presenciais. Essa forma de atendimento permite que o estudante busque os Centros e Núcleos de Educação de Jovens e Adultos nos dias e horários em que tiver disponibilidade.

Todas as escolas da Rede Estadual possuem Diretrizes Pedagógicas e Operacionais, que orientam as escolas em como acolher os estudantes, jovens e adultos. Além disso, as equipes pedagógicas recebem formação para atuar nessa modalidade de ensino.

Onde encontrar?

A Sedu oferta a EJA presencial em 175 escolas, localizadas em 75 municípios capixabas, com exceção de Brejetuba, Marechal Floriano e Santa Leopoldina.

A Sedu também informa que oferta a EJA semipresencial em 36 municípios: Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante, Laranja da Terra, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Mantenópolis, Iconha, Presidente Kennedy, Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, Cariacica, Alto Rio Novo, São Roque do Canaã, Itarana, Itaguaçu, Marilândia, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Colatina, Pancas, Alegre, Iúna, Guaçuí, Aracruz, Linhares, Nova Venécia, Montanha, Pedro Canário, São Mateus, Vila Velha, Anchieta e Vitória.

Leia mais: