Dia a dia
Hemoes barra campanha de doação de sangue para show de Ludmilla
Projeto “Tá no sangue” chegou a arrecadar duas mil bolsas de sangue no Rio de Janeiro em troca de ingresso
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes) barrou a campanha de doação “Tá no sangue” promovido pela cantora Ludmilla. Em nota, a instituição afirmou que o cancelamento resultou de uma orientação do Ministério da Saúde.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O projeto “Tá no sangue” fazia com que os fãs da cantora doassem sangue nos Centros de Hematologia do país em troca de um ingresso para o Numanice, turnê de pagode da Ludmilla. No Espírito Santo, o show acontece no próximo sábado (07), na Praça do Papa.
“A Lei 10.205/2001, conhecida como Lei do Sangue, regulamenta esse artigo da Constituição Federal ressaltando que nos princípios da doação voluntária e altruísta de sangue, é proibida qualquer tipo de remuneração, ou seja, a doação não pode acontecer em troca de um ganho pessoal ou benefício pessoal”, explicou em nota.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique e entre em nosso canal!
O Hemoes ainda agradeceu a cantora pelo incentivo de doação voluntária, mas optou por seguir com coerência o posicionamento do Ministério da Saúde para trabalhar com a conscientização para garantir maior segurança dos bancos de sangue.
O projeto de doações começou no Rio de Janeiro em julho desse ano e bateu recorde de doações diárias. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Rio de Janeiro (Hemorio) arrecadou mais de duas mil bolsas de sangue em menos de uma semana.
Leia a nota na íntegra
A direção do Hemoes informa que a ação foi cancelada seguindo uma orientação do Ministério da Saúde. Esclarece que a orientação segue as normativas da Constituição Federal em seu artigo 199, parágrafo 4, que veda todo tipo de comercialização de sangue.
Além disso, a Lei 10.205/2001, conhecida como Lei do Sangue, regulamenta esse artigo da Constituição Federal ressaltando que nos princípios da doação voluntária e altruísta de sangue, é proibida qualquer tipo de remuneração, ou seja, a doação não pode acontecer em troca de um ganho pessoal ou benefício pessoal.
Ressalta ainda que as campanhas de conscientização sobre doação de sangue realizadas pelo Ministério da Saúde e demais entidades da área visam estimular a corresponsabilidade de cada pessoa na manutenção constante dos estoques de sangue e não apenas em chamamentos pontuais.
O Hemoes agradece a cantora Ludmila pela sua preocupação e apoio à causa da doação voluntária de sangue, no entanto, opta por manter a coerência com o posicionamento do Ministério da Saúde, no intuito de trabalhar pautada pela conscientização, e criando uma cultura de altruísmo nos doadores, o que de fato garantirá a segurança e manutenção dos bancos de sangue de forma permanente.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui