fbpx

Dia a dia

Grande Vitória registra fotometeoro. Entenda o fenômeno

O fotometeoro, também chamado de fenômeno meteorológico óptico foi registrado na manhã desta quarta-feira (09) e chamou a atenção do capixabas

Publicado

em

Grande Vitória registra fotometeoro. Entenda o fenômeno

Grande Vitória registra fotometeoro. Entenda o fenômeno. Foto: Vanda Lopes

Quem acordou cedo nesta quarta-feira (09) presenciou um nascer do sol um pouco diferente. O astro-rei estava avermelhado, e algumas pessoas relataram que, em certos momentos, ele se assemelhava a uma bola de fogo. A imagem, além de incomum, foi bela, e logo as redes sociais foram tomadas de fotos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas por que o sol estava dessa cor? Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), quem mora na Grande Vitória presenciou um fenômeno meteorológico óptico, ou fotometeoro.

Ainda segundo o Incaper, o tom avermelhado, próximo ao violeta, ocorrido em alguns municípios, é conhecido como “Espalhamento de Mie”, que acontece geralmente durante o nascer ou o pôr do sol, na camada baixa da atmosfera. Ele ocorre devido ao espalhamento da luz solar por partículas suspensas no ar, na faixa de comprimento de onda entre o vermelho e o laranja.

De acordo com relatos históricos, em 1908, o físico alemão Gustav Mie (por essa razão, o fenômeno leva seu nome) desenvolveu um conjunto de equações para descrever a interação de ondas eletromagnéticas com uma partícula metálica esférica. A teoria tem sido, desde então, um marco para os pesquisadores que procuram quantificar como os sistemas plasmônicos em nanoescala espalham a radiação. “A teoria do Espalhamento de Mie é usada extensivamente, sempre que tratamos com nanopartículas e suas propriedades ópticas.”

O fenômeno não deve ocorrer nos próximos dias, já que o tempo deve mudar, em razão do aumento da instabilidade no Espírito Santo. Veja a previsão.

Previsão do tempo

Na quinta-feira (10), a passagem de uma frente fria pelo oceano deixa o tempo instável e são esperadas pancadas chuvas ocasionais ao longo do dia pelo Estado, podendo ocorrer em forma de pancadas em trechos das regiões Sul, Serrana e Grande Vitória. A temperatura diminui por todas as regiões capixabas e o vento sopra moderado no litoral com rajadas em alguns momentos. Em Vitória, tempo fechado e chuva ocasional podendo ocorrer em forma de pancadas em alguns momentos. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 26°C.

Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na sexta-feira (11), a nebulosidade diminui um pouco ao longo do dia, mas ainda são esperadas chuvas em alguns momentos pelo estado. As temperaturas voltam a aumentar um pouco. O vento sopra moderado no litoral. Na Grande Vitória, tempo fechado e chuva ocasional podendo ocorrer em forma de pancadas em alguns momentos. Temperatura mínima de 22°C e máxima de 27°C. Na região Sul, tempo fechado e chuva ocasional podendo ocorrer em forma de pancadas em alguns momentos. Ventos moderados no litoral. Mínima de 17°C e máxima de 32°C. Na região Norte, tempo fechado e chuva ocasional podendo ocorrer em forma de pancadas em alguns momentos. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.

O sábado (12) ainda será de tempo instável pelo estado, o sol aparece entre nuvens e são esperadas chuvas ocasionais em alguns momentos do dia. O vento sopra moderado no litoral.

Ainda segundo o Incaper, o domingo (13) será tempo instável pelo estado, o sol aparece entre muitas nuvens e são esperadas chuvas ocasionais em alguns momentos do dia.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui