fbpx

Dia a dia

Governo do ES confirma que fardas de PMs terão câmeras em 2024

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, os processos para a compra do equipamento já estão em andamento

Publicado

em

Câmeras já são utilizadas por policiais penais desde fevereiro deste ano. Foto: Divulgação (Governo do ES)

O Governo do Espírito Santo já definiu o modelo de câmeras que será utilizado em fardas de policiais militares e civis durante as abordagens de rotina no patrulhamento dos municípios. O equipamento será colocado em prática nos uniformes a partir de 2024.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) não deu muitos detalhes do equipamento e nem informou o valor do investimento. Em nota, declarou que já iniciou os processos de aquisição das câmeras corporais que serão utilizadas nas fardas dos integrantes das forças policiais.

“No momento, o processo se encontra em fase de elaboração de termo de referência, para início da licitação. A previsão é que no ano de 2024 o projeto seja iniciado no Espírito Santo”, diz um trecho da nota enviada à reportagem.

A expectativa é de que as câmeras sejam semelhantes às já utilizadas por policiais penais. Foram 70 equipamentos disponibilizados para as 36 unidades e investidos cerca de R$ 230 mil nos equipamentos, que têm memória interna de 32 gigas e localização por GPS, resolução de imagem de 2.0 megapixels, sensor de gravidade 3D e autonomia de até 100 horas de gravação de vídeo e áudio.

De acordo com a Sesp, foram realizados estudos e levantamentos para a definição de protocolos de uso dos equipamentos, preparação para armazenamento e processamento de imagens, além da equipe para fazer a gestão. As especificações técnicas do modelo que será adotado foram definidas e o edital de aquisição está sendo preparado.

A proposta de utilizar os equipamentos ganhou força principalmente após cinco policiais terem sido presos por participação em uma ação que terminou com o assassinato de um adolescente de 17 anos em Pedro Canário, no norte do estado, em março deste ano.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui