fbpx

Dia a dia

Google anuncia exclusão de contas inativas a partir de dezembro

Empresa já havia enviado email informando sobre as exclusões em massa que aconteceriam, mas ainda não havia definição de data

Publicado

em

Conteúdos do Google Drive, Gmail e Google Fotos serão excluídos. Foto: Reprodução

O Google anunciou que irá fazer a exclusão de todas as contas inativas a partir do dia 1º de dezembro. Contas que não fizeram atividades como login, leitura ou envio de e-mails, uso do Google Drive, visualização de vídeos no YouTube, compartilhamento de fotos, download de aplicativos e buscas nos últimos dois anos serão excluídas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A exclusão em massa irá incluir todo o conteúdo possível, desde mensagens recebidas pelo Gmail até os arquivos salvos no Google Docs. Contas vinculadas a empregadores, escolas ou outras organizações não serão incluídas na ação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique e entre em nosso canal!

Desde julho deste ano a empresa envia emails de alerta para usuários com informações sobre contas que serão excluídas. Esses emails afirmavam que qualquer conta inativa iria receber alguns avisos antes de ser, de fato, excluída.

Além disso, as mensagens também foram enviadas para qualquer endereço de email que havia sido registrado como meio de recuperação de conta. As primeiras a serem excluídas serão aquelas contas criadas, mas que nunca foram utilizadas.

Fotos em risco?

Alguns podem até se perguntar se tem chances de perder as fotos mas, em geral, não existe essa possibilidade. Isso porque a exclusão das contas se aplica apenas a contas pessoas inativas, ou seja, caso tenha ocorrido a utilização da conta de qualquer maneira que seja, ela permanecerá ativa.

> “O sol tá pocando”: altas temperaturas no ES viram memes na internet

Atividades como leitura de email, armazenamento de documentos no drive, downloads de aplicativos na Play Store e busca de algum assunto no Google utilizando a conta já são consideradas maneiras de utilização, portanto a conta irá continuar podendo ser utilizada.

Pouca segurança

Ruth Kricheli, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, declarou que um dos motivos que optaram pela exclusão em massa é um possível comprometimento da conta, ou seja dela estar hackeada ou comprometida com falta de proteção.

Contas inativas não passam por verificações de segurança regulares como as que são utilizadas atualmente. Por isso, não é feita a autenticação em duas etapas, facilitando a invasão. “Nossa análise interna mostra que contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que contas ativas de ter a autenticação em duas etapas configurada”, disse Kricheli.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui