Dia a dia
Golpes, sujeira e criança em risco: influenciadora é presa em Vila Velha
A influenciadora foi detida em um apartamento imundo com o filho de 11 anos e é investigada por aplicar golpes em vendas online
Uma influenciadora digital, conhecida por sua maneira de se vestir e se maquiar, foi presa em Vila Velha, durante uma operação da Polícia Civil que apura golpes praticados contra consumidores por meio de um site de vendas de tênis. Com mais de 1,5 milhão de seguidores, ela foi detida em flagrante por maus-tratos, após seu filho de 11 anos ser encontrado vivendo em condições insalubres.
A equipe da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), com apoio do Procon-ES e da polícia do Rio de Janeiro, localizou a criança em um apartamento com fezes de animais, comida estragada, sujeira acumulada e sem cama para dormir. O menino foi resgatado e entregue ao Conselho Tutelar, que constatou situação de risco e carência de cuidados básicos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo os investigadores, a influenciadora utilizava o prestígio digital para construir uma imagem de empresária bem-sucedida, enquanto a empresa que mantinha, chamada Equipe Tênis, acumulava mais de 700 denúncias no Procon. Os relatos vão desde a venda de produtos falsificados até casos em que os clientes não receberam os produtos comprados.
Golpes e manipulação de reputação
De acordo com a polícia, a estratégia da mulher envolvia perfis de aparência profissional nas redes sociais, com ocultação de comentários negativos e simulação de resolução de reclamações em plataformas como o Reclame Aqui — onde, apesar das centenas de queixas, a empresa mantinha boa nota de avaliação.
As denúncias envolvem consumidores que receberam produtos usados, com defeitos ou falsificados. Em alguns casos, a entrega sequer foi realizada. As investigações também apuram o uso de respostas automatizadas para elevar artificialmente a reputação da loja virtual.
Operação apreendeu materiais e bloqueou bens
Durante a ação, os agentes apreenderam computadores, celulares, notebooks, documentos e um veículo, que serão periciados. O bloqueio de bens e valores já foi determinado pela Justiça, e os consumidores lesados podem se habilitar no processo criminal para buscar ressarcimento.
O delegado Eduardo Passamani, titular da Decon-ES, explicou que a influenciadora será investigada tanto pelos crimes contra o consumidor quanto pelo flagrante de maus-tratos. A pena para esse tipo de crime, que foi aumentada por lei recentemente, pode chegar a cinco anos de prisão.
As investigações continuam e a Polícia Civil reforça o pedido para que possíveis vítimas da empresa Equipe Tênis denunciem. A colaboração dos consumidores pode ajudar a ampliar o alcance da apuração e identificar outros envolvidos no esquema.
LEIA MAIS:
