fbpx

Dia a dia

Frente fria avança no Sul. E o tempo no ES?

No auge do inverno, Espírito Santo segue sob sol forte, calor e ar seco, sem previsão de chuva até domingo

Publicado

em

Píer de Iemanjá, na orla de Camburi, em Vitória. Foto para a previsão do tempo

Píer de Iemanjá, na orla de Camburi, em Vitória. Foto: Danielli Saquetto

Enquanto a frente fria que se aproxima derruba as temperaturas no Sul do país, o Espírito Santo vive uma sequência de dias ensolarados e secos, pouco comuns para o inverno. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Climatempo, o estado deve seguir com tempo firme, calor durante as tardes e umidade relativa do ar em queda até pelo menos o domingo (27).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A frente fria que avança pelo litoral sul do Brasil influencia o clima em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com previsão de chuva e queda nas temperaturas. No Espírito Santo, no entanto, o sistema de alta pressão continua atuando, impedindo a formação de nuvens e mantendo o céu limpo em todas as regiões.

Tempo firme e vento no litoral capixaba

Na Grande Vitória, os próximos dias serão de céu aberto e vento com intensidade moderada ao longo da faixa litorânea. Nesta quarta-feira (23), a mínima será de 17°C e a máxima pode chegar aos 31°C. Não há previsão de chuva para a quinta (24) nem para a sexta (25), quando os termômetros devem variar entre 17°C e 30°C. O padrão se mantém no fim de semana.

Segundo o Incaper, também há chance de rajadas de vento entre o litoral sul e a Região Metropolitana. Apesar da presença da frente fria ao sul do país, sua influência direta no Espírito Santo será praticamente nula.

Interior terá calor à tarde e umidade em queda

Nas regiões Sul, Serrana, Norte e Noroeste, o tempo permanece estável, com grande amplitude térmica. As manhãs começam frias, com mínimas entre 10°C e 14°C, mas as temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia, chegando a 32°C em alguns municípios. O ar seco se intensifica nas áreas próximas às divisas com Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com previsão de umidade relativa do ar abaixo dos 30% à tarde.

Esse cenário reforça o alerta dos órgãos meteorológicos para cuidados com a saúde, principalmente entre crianças e idosos. A baixa umidade aumenta o risco de problemas respiratórios, ressecamento da pele e incêndios florestais.

Sem previsão de chuva até domingo

Tanto o Climatempo quanto o Incaper indicam que o tempo segue firme até o fim da semana, sem expectativa de mudanças no padrão climático. O inverno capixaba, ao menos por enquanto, permanece sob domínio do sol, contrariando o imaginário popular de estação fria e chuvosa.

LEIA MAIS: