fbpx

Dia a dia

Filhos se inspiram nas mães e se tornam colegas de profissão

No Dia das Mães, o ES360 traz histórias de filhos que seguiram a carreira das mães e viraram colegas de trabalho

Publicado

em

dia das mães

Ana Caroline na formatura da mãe e depois a mãe Ana Abreu na sua formatura: unidas também pela medicina. Foto: Divulgação (acervo pessoal)

A relação entre mãe e filho começa antes mesmo do nascimento. Os laços de afeto são criados ainda durante a gestação. Em muitos casos, essa conexão vai além da rotina familiar e se estende ao mercado de trabalho. São mães que acabam inspirando seus filhos a seguir a mesma carreira profissional.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

É o caso da médica Ana Caroline Brito Moulin, filha da também médica Adriana Abreu de Brito Rodrigues. A paixão pela medicina surgiu desde cedo, ao observar a mãe em ação. O que ela não esperava, no entanto, era que no futuro as duas acabariam dividindo a rotina de um hospital.

Elas atuaram juntas durante a pandemia, período em que Ana Caroline teve a oportunidade de aprender ainda mais com a mãe. “Me sinto muito mais segura. E tê-la comigo me dá uma segurança muito maior”, disse. A jovem conta que, mesmo quando a mãe não está de plantão, costuma ligar para tirar dúvidas. “Sou SOS 24 horas pelo telefone e no WhatsApp”, entregou a mãe.

A médica Adriana é daquelas mães corujas e se emociona ao ver a filha seguir seus passos. “Tenho muito orgulho de tê-la comigo. Ela tem seis meses de formada e já está enfrentando tudo isso”, afirmou.

Inspiração

dia das mães

Dia das Mães: a empresária Ana Rosa com a filha e a neta: Inspiração. Foto: Divulgação (acervo pessoal)

Além de seguir a inspiração da mãe, a empresária Ana Varanda também tem a oportunidade de trabalhar com ela no dia a dia. As duas são sócias da Peticolé, marca de roupas infantis com duas lojas no Rio de Janeiro e uma no Espírito Santo.

“Minha mãe sempre foi uma inspiração para mim, em todas as áreas em que atuou. Além de me inspirar, sempre embarcou nos meus sonhos. Quando tive a ideia de criar a Peticolé, ela me incentivou e topou embarcar nessa comigo. E eu não teria coragem de ter outra sócia senão ela. Claro que, no dia a dia, nem tudo são flores. Mas a gente vem aprendendo a se respeitar e colocando o profissionalismo em primeiro lugar na empresa”, comentou.

A mãe, Ana Rosa, contou que as duas passaram por momentos difíceis, mas aprenderam a dividir a rotina de trabalho. “Respeitamos as diferenças e chegamos a um consenso. Tivemos que aprender a ser profissionais”, revelou.

Incentivo ao esporte

dia das mães

Ana e Letícia: mãe e filha apaixonadas pelo esporte. Foto: Divulgação (acervo pessoal)

A professora de Educação Física Ana Elisa Amorim é um exemplo de mãe que sempre incentivou os filhos a praticar esportes. Na escola, chegou a dar aulas para eles. Hoje, a filha Letícia Nahas decidiu seguir sua carreira e foi aprovada no vestibular para a mesma área.

“A escolha de cursar Educação Física partiu dela. Agora vamos ter bastante assunto. Na verdade, já andamos discutindo algumas coisas. Às vezes estamos assistindo a algum jogo e surge uma conversa sobre treinamento, desempenho… Aí a conversa rola solta! Eu também sou atleta master de canoa e sempre falamos sobre treinos e rendimento”, contou.

A filha revelou que, desde pequena, é apaixonada por esportes. “E a culpa é dela”, brincou. “Ela esteve nesse meio e eu me identifiquei muito. Pensar que estou fazendo a mesma faculdade que ela fez é muito reconfortante, porque sei que ela vai se orgulhar de mim. E ver minha mãe orgulhosa é meu maior objetivo na vida”, disse.

Aprendiz

dia das mães

Cintia Nascimento incentiva o filho a seguir carreira no McDonald’s. Foto: Divulgação (rede social)

A capixaba Cíntia de Freitas Nascimento é um exemplo de mulher, mãe e profissional que cresceu dentro do McDonald’s. Moradora de Vila Velha, ela ingressou na rede em 2003 como atendente. Com o tempo, foi subindo de cargo até se tornar gerente de unidade de negócios na loja do Shopping Vitória. Cíntia passou por todas as funções dentro da empresa até chegar à gerência.

Para ela, essa trajetória preparou não só para os desafios do restaurante, mas também para a maternidade. Realizada com sua carreira, ela estimula o filho mais velho, Carlos Eduardo Almeida da Silva Filho, a seguir seus passos. Atualmente, ele é Menor Aprendiz no McDonald’s.

“Sou mãe solo de um adolescente de 15 anos e de uma menina de 10. O McDonald’s me deu muitas oportunidades e me permitiu criar meus filhos com dignidade, conforto e bem-estar. Mas não foi só isso. No restaurante, aprendi a cuidar de pessoas, a ter empatia e a servir ao outro. Esses são valores que levo para minha vida e para a rotina como mãe. Sei o quanto o McDonald’s leva a sério o programa Menor Aprendiz, e por isso incentivei meu filho a ingressar dessa forma. Meu desejo é que ele saiba aproveitar as oportunidades, assim como eu, e que possa construir uma carreira incrível dentro do Méqui”, afirmou.

Junto com a mãe, Kadu afirma que se sente mais seguro no trabalho. “Eu entrei no McDonald’s para ter meu dinheiro. E vendo minha mãe eu me motivo também. Se me derem oportunidade vou seguir os passos dela”, prometeu.