fbpx

Dia a dia

FIFA divulga os finalistas do Prêmio Puskás, com gol de brasileiro na lista

Um jogador do Botafogo-SP pode se tornar o terceiro brasileiro a conquistar o prêmio. Neymar, em 2011, e Wendell Lira, em 2015, já conquistaram o troféu

Publicado

em

FIFA Puskas Award define o gol mais bonito do ano. Foto: Valeriano Di Domenico/Divulgação

A FIFA divulgou os finalistas do Prêmio Puskás 2023 nesta quinta-feira (14). São três jogadores na disputa: o paraguaio Julio Enciso, do Brighton, o português Nuno Santos, do Sporting, e o brasileiro Guilherme Madruga, do Botafogo-SP.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O brasileiro na lista é o volante do time paulista Botafogo-SP. Guilherme Madruga, de 23 anos, acertou uma bicicleta de fora da área, encobrindo o goleiro adversário. Na ocasião, o time venceu o Novorizontino por 1 a 0, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O jogador já tinha expressado anteriormente que tinha esperanças de que o gol estivesse na lista dos finalistas. Se vencer, o atleta será o terceiro brasileiro vencedor do Prêmio Puskás. Neymar, em 2011, e Wendell Lira, em 2015, foram os outros ganhadores.

> Capixaba concorre a prêmio de melhor jogador sub-20 do mundo

O concorrente paraguaio Julio Enciso marcou o gol que entrou como finalista numa partida entre Brighton e Manchester City pela Premier League. Já o português Nuno Santos, fez o golaço no jogo entre Sporting e Boavista, em maio deste ano.

O vencedor será revelado no dia 15 de janeiro na cerimônia do The Best, em Londres. O prêmio avalia o gol mais bonito marcado entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023. Além do voto popular, o vencedor também é definido a partir da votação de um conselho de ex-jogadores.

The Best

Além dos gols mais bonitos, a premiação também elege os melhores jogadores do futebol masculino e feminino do ano. Confirmando o que já era esperado, Lionel Messi, que é o atual vencedor do prêmio, apareceu entre os finalistas. Junto com ele, o norueguês Haaland, do Mancheste City, e o francês Mbappé, do Paris Saint-German, completam a lista.

> Foi sertanejo? Saiba quem é o artista mais escutado em 2023 no ES

Já no feminino, a lista conta com as jogadoras Aitana Bonmatí, do Barcelona, e a atacante Jenni Hermoso, do Pachuca, que foram campeãs mundiais pela Espanha em 2023, além da colombiana Linda Caicedo, do Real Madrid.