fbpx

Dia a dia

Festa da Penha se inspira em São Francisco e faz apelo pela paz

A Festa da Penha 2026 será realizada entre 5 e 13 de abril e promete reunir milhares de fieis

Publicado

em

A Festa da Penha de 2006 será inspirada em São Franscisco de Assis e fará uma apelo pela paz. Foto: Divulgação

A Festa da Penha de 2006 será inspirada em São Franscisco de Assis e fará uma apelo pela paz. Foto: Divulgação

A terceira maior festa mariana do Brasil já tem data e tema definidos para 2026. A Festa da Penha será realizada entre 5 e 13 de abril, reunindo milhares de fiéis em Vila Velha, no Espírito Santo, sob o lema “Fazei de nós instrumentos da paz”. A proposta se inspira no exemplo e na espiritualidade de São Francisco de Assis, cuja morte completa 800 anos no próximo ano.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Durante nove dias de programação, o evento contará com missas, romarias, apresentações culturais, shows e momentos de oração no Convento da Penha, santuário que é referência de devoção e peregrinação. Em 2025, a festa atraiu cerca de 2,7 milhões de pessoas, e a expectativa é repetir a grande participação em 2026, desta vez com um foco especial no compromisso individual e comunitário com a construção da paz.

Segundo os frades franciscanos, responsáveis pelo Convento, o tema escolhido tem forte ligação com a história do santuário e com a tradição de venerar Nossa Senhora da Penha como “Mãe da Paz”. A referência remonta ao “milagre da visão dos holandeses”, em 1640, quando, segundo relatos, a intercessão mariana teria protegido o convento de um ataque.

A edição de 2026 acontecerá também no contexto das mensagens pela paz reforçadas pelo Papa Leão XIV, que assumiu o pontificado neste ano e tem destacado o tema em suas homilias. A expectativa é que a programação religiosa e cultural motive romeiros e devotos a transformar oração em atitudes concretas de reconciliação e diálogo, seguindo a inspiração de São Francisco e sob o olhar da padroeira do Espírito Santo.

“Essa saudação, de profundo significado pascal, marcou os primeiros momentos de seu pontificado. A Festa da Penha de 2026 ocorrerá nesse contexto. Expressões em favor da paz têm sido constantes em suas homilias e pronunciamentos. Reforçar esse tema, portanto, é fazer eco à saudação pascal do Cristo Ressuscitado, bem como ao clamor por paz de Francisco e Leão”, como explica o Guardião e Reitor do Convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea.

Para o frei, não se pode ignorar, ainda, o crescimento da violência em escala global, o que interpela a todos como cristãos. “Nesse contexto, propõe-se que a Festa da Penha de 2026 tenha como eixo central o apelo à paz. O tema sugere um modo de viver ativo e comprometido, despertando nos romeiros e devotos o desejo de, nas mãos do Senhor e contando com a intercessão da Virgem Maria, colaborar de forma pessoal na construção da paz. Esse dom não se resume à ausência de conflitos ou à serenidade passiva: é uma graça concedida pelo Senhor Ressuscitado, fonte da verdadeira alegria para a Mãe das Alegrias”, acrescentou.

Para Dom Andherson Franklin Lustoza, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Vitória, celebrar a Festa da Penha no ano em que completa os 800 anos de morte de São Francisco de Assis, é assumir, como Igreja, a missão de ser semeadores da paz.

“Inspirados pelo exemplo de Francisco e guiados pelo olhar materno da Virgem da Penha, convidamos cada fiel a transformar oração em compromisso concreto, promovendo reconciliação, diálogo e esperança em nossa sociedade. Que a paz comece em nossos lares, em nossas comunidades eclesiais e se irradie para todas as cidades, todo o Espírito Santo, para nosso país e para o mundo inteiro. Que todos se reconheçam como discípulos missionários de Jesus Cristo, instrumentos e construtores da Paz!”, afirmou.