Dia a dia
Festa da Penha pode se tornar patrimônio cultural do Brasil
Atualmente, a Festa da Penha é o maior evento religioso do Espírito Santo e um dos mais antigos do Brasil
A Festa da Penha, que acontece no Convento da Penha, em Vila Velha, deu mais um passo importante para ser reconhecida como patrimônio cultural nacional. O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (29), o projeto de lei 3.472/2024, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que propõe conceder esse título à celebração.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com a aprovação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em decisão terminativa, o projeto seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, dispensando votação no Plenário do Senado.
Contarato destaca a importância da festa, que é uma das maiores celebrações marianas do Brasil. “O valor da Festa da Penha para os capixabas é evidente, especialmente pela sua continuidade histórica e pela transmissão de gerações”, afirma.
Segundo ele, o reconhecimento contribuirá para fortalecer a identidade cultural e religiosa do Espírito Santo e também para impulsionar a economia local, promovendo o estado em níveis nacional e internacional. O senador agradeceu ao colega Paulo Paim (PT-RS) pelo apoio no relatório.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui