Dia a dia
Feriado tem menos acidentes, mas número de mortes aumenta no ES
Durante a Operação Tiradentes, 1.348 motoristas foram multados por excesso de velocidade

O número de mortes aumentou no ES durante o feriado de Tiradentes. Foto: Divulgação (PRF/ES)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-ES) divulgou, nesta segunda-feira (24), o balanço da Operação Tiradentes realizada nas estradas que cortam o Espírito Santo. O número de acidentes foi menor que o ano passado, mas as ocorrências com mortes tiveram alta.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a PRF, foram registrados 24 acidentes em 2023 contra 30 em 2022. O número de feridos caiu pela metade este ano. Ao todo, foram 21 contra 41 do período anterior. As mortes, de acordo com a PRF-ES, foram três. Em 2022 foram apenas uma, um aumento de 200%.
Ainda de acordo com o balanço da polícia, durante o feriadão mais de 2.100 veículos foram fiscalizados e cerca de 2.450 pessoas passaram por algum procedimento de fiscalização em ações da PRF.
Em todo o estado, os números de flagrantes de excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas chamaram a atenção. Foram 1.348 motoristas autuados por excesso de velocidade, quantidade 140% superior ao flagrado no feriado de Tiradentes no ano de 2022.
Além de velocidade, os flagrantes de ultrapassagem proibida também tiveram significativo aumento. Em 2023, 300 condutores foram flagrados na operação realizando algum tipo de ultrapassagem proibida, números 32% superior aos registrados no mesmo feriado do ano passado. A PRF autuou, ainda, 17 motoristas por embriaguez.
Durante as fiscalizações, 71 pessoas foram flagradas sem utilizar o cinto de segurança.
