fbpx

Dia a dia

Favela 3D: Cariacica terá R$ 50 mi para mudar a vida de mil famílias

Projeto em Piranema vai beneficiar mais de mil famílias com melhorias em saúde, infraestrutura, educação e geração de renda

Publicado

em

Autoridades estaduais, municipais e parceiros privados durante a assinatura do acordo de cooperação que marca o início do projeto Favela 3D em Piranema, Cariacica

Autoridades estaduais, municipais e parceiros privados durante a assinatura do acordo de cooperação que marca o início do projeto Favela 3D em Piranema, Cariacica. Foto: Divulgação

Mais de mil famílias do bairro Piranema, em Cariacica, vivem hoje entre a falta de saneamento, casas em risco e poucas oportunidades de emprego. Esse cenário começa a mudar com a chegada de R$ 50 milhões em investimentos sociais e de infraestrutura, anunciados na última sexta-feira (29).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O bairro será o primeiro do Espírito Santo a receber o Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida, tecnologia social da ONG Gerando Falcões em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Cariacica e empresas privadas como Vale, Simec e EDP.

Realidade que pede transformação

Um levantamento feito pela Gerando Falcões mostrou que 26,6% das famílias da comunidade vivem em extrema pobreza e mais de 70% estão em situação de pobreza. O desemprego passa de 22% e apenas 15% dos moradores têm emprego formal.

Além disso, metade das famílias não está satisfeita com os espaços públicos e 20% utilizam energia elétrica em condições precárias. O saneamento básico é insuficiente e o risco de alagamentos e deslizamentos é constante.

Obras e ações previstas

Para mudar essa realidade, o projeto prevê a construção de uma unidade de saúde, drenagem e pavimentação de 27 ruas, regularização fundiária de 800 imóveis e implantação de sete quilômetros de rede coletora de esgoto.

Também estão programados um centro de multiuso, brinquedopraça, academia popular, transporte público ampliado, energia solar e Wi-Fi gratuito. Além da infraestrutura, haverá trilhas de capacitação profissional e programas de empregabilidade.

Acompanhamento familiar

As famílias já começaram a ser incluídas no programa Decolagem, que oferece acompanhamento individualizado para superar a pobreza. Cada clã recebe um plano personalizado de metas, com apoio de técnicos sociais e mentores.

Outras iniciativas, como a instalação de 50 postes de iluminação em parceria com o projeto Litro de Luz, cursos de qualificação e rodas de conversa sobre temas sociais, já estão em andamento.

União de forças

Para o vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o programa Estado Presente em Defesa da Vida, a escolha de Piranema reflete o compromisso em enfrentar os maiores desafios. “Priorizamos um território com enormes dificuldades para implantar a tecnologia social da Gerando Falcões e avançar coletivamente”, afirmou.

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, destacou que a iniciativa se soma ao planejamento municipal. Já o fundador da Gerando Falcões, Edu Lyra, reforçou que o projeto representa “um novo horizonte de dignidade e desenvolvimento” para a comunidade.

LEIA TAMBÉM: