Dia a dia
Famílias ocupam Prefeitura de Vila Velha contra despejo
A reintegração de posse em Vila Velha foi determinada pela Justiça e está marcada para acontecer nesta sexta-feira (28)

Moradores protestam contra a ordem de despejo em Vila Velha. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Moradores das comunidades Vila Esperança e Vale da Conquista, no bairro Jabaeté, em Vila Velha, protestaram na manhã desta terça-feira (25) contra a ordem de despejo que ameaça cerca de mil famílias. A manifestação ocorreu na sede da Prefeitura, após a revogação de um decreto que reconhecia a área ocupada como de interesse social para moradia.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A reintegração de posse foi determinada pela Justiça e está marcada para acontecer nesta sexta-feira (28). Sem alternativa de moradia, os manifestantes pedem que a decisão seja suspensa. Durante o ato, dezenas de pessoas entraram no prédio da Prefeitura e exigiram uma reunião com o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos).
Conflito e bloqueio de via
Segundo informações da TV Sim/SBT, os manifestantes chegaram ao local em três ônibus. Após a entrada no prédio público, houve um princípio de confusão. Por volta das 9h30, após negociação com a Guarda Municipal, os moradores deixaram o interior da Prefeitura e permaneceram em frente ao edifício, bloqueando a Avenida Santa Leopoldina.
O protesto foi motivado pela revogação de um decreto anterior, da gestão do ex-prefeito Max Filho, que reconhecia a área como destinada à moradia social. A decisão da atual administração gerou incerteza entre os ocupantes, que reivindicam a permanência no local e a regularização fundiária.
Prefeitura alega que terreno é particular
A Prefeitura de Vila Velha afirmou, por meio de nota, que a área ocupada é particular e que a gestão municipal não integra a ação judicial de reintegração de posse. Apesar disso, o Executivo informou que se solidariza com os moradores e está aberto ao diálogo. Uma reunião com representantes das comunidades está prevista ainda para esta terça-feira.
“A Prefeitura se solidariza com os moradores e se colocou à disposição deles. Ainda hoje haverá uma reunião com a comissão formada por representantes dessas comunidades para tratar do assunto. O município vai dar o apoio no que tiver ao seu alcance e dentro dos princípios legais”, diz o comunicado oficial.
Prefeito critica ocupações irregulares
Nas redes sociais, o prefeito Arnaldinho Borgo se manifestou e afirmou que o município “não aceita mais ocupações irregulares”. Segundo ele, a Prefeitura trabalha na construção de 280 unidades habitacionais destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.
“Chega de grilagem de terra e manipulação das famílias de bem de Vila Velha, por meio de informações falsas”, escreveu o prefeito em uma publicação nas redes sociais.
Vila Velha não aceita mais ocupações irregulares!
A Secretaria de Assistência Social de Vila Velha está preparada para acolher e executar a política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). pic.twitter.com/0Wtl0N4vqK— Arnaldinho Borgo (@arnaldinhoborgo) March 25, 2025
Moradores prometem continuar mobilizados
Apesar da promessa de reunião com representantes da Prefeitura, os moradores afirmam que permanecerão mobilizados. Eles aguardam uma conversa direta com o prefeito e esperam que o processo de despejo seja suspenso ou, ao menos, adiado. A principal demanda dos manifestantes é a regularização da área para garantir o direito à moradia.
Leia mais:
