fbpx

Dia a dia

Faixas da Terceira Ponte serão menores que as de outras vias

A Terceira Ponte terá duas faixas de 2,80 metros e uma de 3,10 metros exclusiva para ônibus

Publicado

em

As faixas da Terceira Ponte serão estreitadas. Foto: Divulgação

Os motoristas que trafegam diariamente na Terceira Ponte estão preocupados com a dimensão das faixas que serão criadas na via. Com a conclusão das obras, prevista para ser entregue em até 60 dias, as duas faixas existentes serão estreitadas e uma nova será criada. Mas a dúvida é: será que vai caber carros, motos e ônibus trafegando simultaneamente?

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Um levantamento feito pela reportagem do portal ES360 mostra que a largura das faixas da ponte serão menores do que a de algumas avenidas de Vitória, o que vai obrigar o motorista a ter mais cautela ao trafegar pela principal ligação entre Vitória e Vila Velha. 

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, atualmente são duas pistas, com 3,5 metros cada uma delas nos sentidos Vila Velha e Vitória. 

Com a mudança, mais uma será criada, mas a largura será reduzida. Uma delas terá 3,1 metros, que vai ser destinada exclusivamente para ônibus, motos e carros de serviço, como viaturas e ambulâncias. As outras duas terão 2,8 metros de largura. 

> Terceira Ponte terá novos radares e redução de velocidade

Em comparação com as faixas da avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, por exemplo, a via conhecida como Beira-Mar, em Vitória, tem uma largura, em média, de 3,5 metros. Ou seja, 70 centímetros maior que a da Terceira Ponte. 

Já a Reta da Penha, que é mais estreita, ainda assim é maior e oferece mais espaço para os motoristas. A largura da via possui nove metros, descontando o canteiro. A média entre as três faixas é de três metros ou 30 centímetros maior que as da ponte. 

Espaço

A preocupação se vai “caber” o tráfego de ônibus, carros e motos simultaneamente na ponte após o estreitamento é natural, principalmente quando se avalia a largura de alguns veículos maiores. 

Para se ter uma ideia, uma caminhonete S10 cabine dupla, por exemplo, tem uma largura de 1,88 metros. Considerando que o condutor desses dois carros estejam circulando no meio da pista, sobrará menos de um metro entre eles. 

A distância seria bem menor se considerada a dimensão atual, na qual o motorista teria uma distância de 1,6 metros. 

O que diz o DER-ES: 

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informa que a largura das pontes e enquadramento de rodovias são regidas em conformidade com as normativas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito. Informa ainda que a concepção de cada projeto é baseado principalmente no tráfego e características da região na fase de elaboração de cada projeto.

O que diz a Semobi: 

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que a dimensão segue a normativa do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Conselho Nacional de Trânsito que determina a largura das faixas, largura e a extensão das pinturas de acordo com a via. 

Ponte Rio-Niterói 

Quando se fala em Terceira Ponte é comum a comparação com a Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro. Coincidentemente, a via carioca também passou por uma intervenção para melhorar o fluxo de veículos e reduzir os congestionamentos. 

Lá, no entanto, o número de faixas passou de três para quatro. E a largura delas atualmente é de três metros. Antes do estreitamento eram 3,4 metros. 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui